UFPel e instituição de professores de Rivera alavancam intercâmbio didático-cultural

8 de Dezembro de 2009

Na última quinta-feira(3), no campus Porto da UFPel, alunos e professores da Faculdade de Letras receberam as professoras do “Centro Regional de Profesores del Norte” (Ce.R.P. - Rivera / Uruguay), Myriam Beatriz Mendiondo Núñez, Cintia Leticia Morales Núñez e Carla Soares de Lima Pages, que palestraram sobre o Portunhol e o Ensino do Português como língua estrangeira no Uruguai.
Além da palestra, que faz parte do projeto de convênio de cooperação e intercâmbio didático-cultural entre a UFPel e o Ce.R.P., com apoio do Consulado do Brasil em Rivera, em reunião de trabalho, os professores de ambas as instituições propuseram a realização de um Encontro interinstitucional (UFPel/Ce.R.P), a realizar-se em junho de 2010, na cidade de Rivera, para a troca de experiências entre alunos e professores, sobre o ensino do Português e do Espanhol como língua estrangeira. Na ocasião do encontro, se espera poder formalizar o convênio.
Além disso, a reunião de trabalho propôs a criação conjunta de uma comunidade virtual - Blog bilíngue, a oferta de cursos ministrados por professores da UFPel à comunidade acadêmica de Rivera e a possibilidade da constituição de grupos de pesquisa sobre o Portunhol.
O convênio de cooperação e intercâmbio didático-cultural considera a futura implementação do ensino do Português como língua estrangeira no Uruguai, a crescente demanda do ensino do Espanhol no Brasil e as especificidades relativas à genealogia comum das línguas e à situação de proximidade geográfica, e tem como objetivo geral a cooperação mútua entre as duas instituições, pretendendo proporcionar: intercâmbio docente e discente entre as instituições; troca de materiais didático-pedagógicos; troca de periódicos científicos e culturais; ofertas de cursos de formação nas áreas do ensino, da extensão e da pós-graduação; desenvolvimento de pesquisa conjunta; realização de atividades de estágio.