Alunos fazem levantamento fitogeográfico em Jaguarão

8 de Dezembro de 2009

foto49.JPGEsteve em Jaguarão nos últimos dias 5 e 6 de dezembro um grupo de alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia e dos cursos de Biologia e Agronomia da UFPel, fazendo levantamento de espécies fitogeográficas, nativas e exóticas da área urbana. A atividade foi coordenada pela professora Rosangela Lurdes Spironello e pelo biólogo e historiador Hélio Ramirez, de Jaguarão.
Pretende-se com esta coleta de informações montar um acervo das espécies existentes no município, na perspectiva de, no futuro próximo ampliar as áreas verdes na área urbana, melhorando o aspecto visual e trazer com isso, uma melhor qualidade ambiental para a população jaguarense e adjacências.
É importante destacar ainda que o trabalho de campo em Geografia e em especial na disciplina de Biogeografia torna-se uma atividade fundamental no processo de aquisição e aprofundamento do conhecimento. A observação, a coleta e a análise dos dados garantem um acervo de informações sobre inúmeras espécies (fitogeográfica e zoogeográficas) que fazem parte do contexto local e regional, as quais podem ser estudadas sob o aspecto de sua expansão ou até mesmo extinção, face às constantes alterações que o espaço geográfico vem sofrendo.