O Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeuEnGeo) do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel) promove, de 2 a 4 de dezembro, o V Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, juntamente com o III Colóquio Internacional sobre Comércio e Consumo Urbano. Os eventos deste ano se propõem a discutir o Shopping Center através de diversas perspectivas teóricas e de mercado.
Especialistas como a geógrafa Silvana Pintaudi (Unesp/Rio Claro/SP), uma das primeiras profissionais a estudar o tema dos shopping centers no Brasil; a arquiteta Heliana Vargas (Faurb/USP), dedicada aos estudos de requalificação urbana; o também arquiteto Fernando Garrefa (UFU/Uberlândia), que analisa o shopping center na perspectiva imobiliária; e o geógrafo Herculano Cachinho (Universidade de Lisboa), que discute o consumo na perspectiva do consumidor, são alguns dos profissionais que trocarão experiências com a arquiteta Joseane Almeida, da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Pelotas; com o secretário Carlos Mário Santos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pelotas; e com o professor Sidney Vieira e equipe do LeurEnGeo, organizadores do evento. Ainda serão realizadas oficinas de trabalho de campo, a cargo do professor Carlos Henrique Costa da Silva (UFSCar) e da professora Rosalina Burgos (UFPel).
De acordo com o professor Sidney Vieira, a pergunta que mobilizou a organização dos eventos foi: “Quem tem medo de Shopping Center?” Fazendo uma clara alusão ao questionamento proposto por empresários e consumidores acerca da inexistência de shopping center em Pelotas, a indagação levou a uma investigação por parte do laboratório, intitulada “Pelotas: A Cidade dos Shopping Centers perdidos”, que analisa, nos últimos anos, uma série de propostas de instalação de shopping na cidade que nunca resultaram em um empreendimento efetivo. O trabalho identifica as diversas tentativas propostas e busca explicar a razão de fracasso destes investimentos. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Sidney Vieira, “não é possível apontar uma razão exclusiva para o fracasso destes empreendimentos na cidade, vários são os motivos observados, que vão desde informações equivocadas acerca das potencialidades da cidade até o tipo de mentalidade empresarial encontrado”.
Os eventos também se prestam a discutir as estratégias utilizadas pelos comerciantes para diversificar suas atividades diante das mudanças ocorridas na cidade. Uma das pesquisas relatadas analisa o deslocamento da centralidade em direção à Zona Norte do Centro em Pelotas, apontando características específicas para os estabelecimentos que para lá se dirigem, deixando clara a noção de que uma determinada parcela dos consumidores do centro está em busca de novas opções de compra e satisfação de consumo.
“A presença de renomados profissionais nos eventos possibilita uma discussão muito importante acerca das possibilidades existentes para o comércio em Pelotas. As oficinas propostas irão discutir no próprio centro questões relativas ao comércio formal e informal, permitindo uma análise competente dos problemas do centro comercial”, observa.
Os eventos foram organizados com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. Contam com o apoio do Núcleo de Estudos do Comércio e do Consumo da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, SP, e do Laboratório de Comércio e Cidade da Universidade de São Paulo.
Os eventos inserem a cidade em uma agenda de discussão internacional em que a UFPel ganha enorme destaque por ser uma das poucas instituições de ensino superior no Brasil que mantém um laboratório que atua nesta rede temática que envolve também outros países, principalmente da Europa. Neste sentido, na semana seguinte, o professor Sidney Vieira participará, em Barcelona, na Espanha, do “II Seminario Internacional Ciudad, Comercio Urbano y Consumo”, onde falará na mesa-redonda “La Geografía del Comercio y del Consumo en Brasil”, evidenciando o destaque alcançado pela UFPel na área da Geografia do Comércio e do Consumo.
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas diretamente no Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia no Instituto de Ciências Humanas, na rua Coronel Alberto Rosa, 154, ou pelo telefone 3284-5523. O evento será realizado no auditório do Colégio São José, a partir de quarta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h.
Geografia discute shopping centers em evento internacional
26 de Novembro de 2009
Seção: Notícias