Professor da Geografia lança dois livros na Feira

18 de Novembro de 2009

O professor Sidney Gonçalves Vieira, coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e de Ensino de Geografia, lançou recentemente, na Feira do Livro de Pelotas, duas obras. Uma delas, “Pressupostos da Ciência Geográfica”, analisa a teoria e a história da Geografia até o século XIX. Trata do pensamento geográfico e suas múltiplas relações nos tempos da Geografia dita pré-científica, estudando as manifestações geográficas entre os mais variados povos e suas peculiaridades. Também engloba o estudo teórico da ciência e suas implicações sociais. O autor busca dar uma consideração à Geografia que extrapola a visão positivista da realidade e avança para aspectos de uma consideração mais ampla e atualizada de ciências.
A outra obra, intitulada “A Espacialidade da Tecnologia”, analisa o modo como as práticas sociais se espacializam, sobretudo a partir da consideração da tecnologia associada às distintas maneiras de produzir. O autor busca demonstrar a importância da perspectiva geográfica e a consideração do espaço como um elemento fundamental na realidade, que não é apenas o resultado do processo produtivo, mas também sua condição.
De acordo com Sidney Vieira, os livros são resultados de análises já desenvolvidas na década de 1990 até o início dos anos 2000, entretanto, trata-se de uma perspectiva sempre atual porque está enriquecida com o debate acadêmico que suscita. “Os textos não são novos, mas considero importante colocar a público esta produção, primeiro para que se cumpra um papel verdadeiramente social na academia, apresentando os resultados de nosso envolvimento, e, segundo, para que se torne mais eficiente o debate e a superação de paradigmas, o que reflete o motivo pelo qual se faz universidade”, observa.
Os dois livros foram lançados com o selo da Editora e Gráfica da UFPel e estão disponíveis para comercialização na Livraria da UFPel.