Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Engenharia Hídrica participa de eventos em Minas Gerais

16 de Novembro de 2009

itajuba-excursao.JPG Grupo de pesquisadores da UFPel esteve presente no I Encontro Nacional de Engenharia Hídrica (I ENEHID), realizado juntamente com o XII Seminário Geral de Uso e Gestão das águas (SEGUS), no período de 2 a 7 de novembro, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Itajubá/MG. A temática do evento foi “As novas perspectivas do curso de Engenharia Hídrica”, em torno da qual foi constituída mesa-redonda com a participação do coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica de Itajubá, professor Marcelo Barison; do diretor do IPH, André Luis da Silveira; do diretor da ANA, professor Alexandre Moreira Santos(Unifei); do professor Afonso Henrique Moreira Santos(Unifei); e do professor Gilberto Loguercio Collares, coordenador da Engenharia Hídrica da UFPel.
O evento reuniu grandes nomes do cenário nacional de recursos hídricos e, através de palestras, mesas-redondas e apresentações de artigos científicos, promoveu uma discussão em torno das possibilidades e necessidades tecnológicas envolvidas no uso, gestão e conservação da água no Brasil.
itajuba.JPG Um dos destaques do evento foi a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por calouros da graduação em Engenharia Hídrica, tendo esse um caráter motivacional que permite a identificação de aptidões dentre as mais variadas áreas do engenheiro hídrico. Nesse momento, foram apresentados pelos alunos da Hídrica da UFPel os trabalhos “Sistematização de informações sobre a gestão dos recursos hídricos no complexo lagunar Mirim-Patos-Mangueira”, “Banco de dados hidrométricos do sistema lagunar Patos-Mirim-Mangueira” e “Compilação de dados relativos à qualidade da água e solo em ambientes lagunares do extremo sul do Brasil”. Para tanto, os apresentadores foram arguidos por uma banca de pesquisadores especialistas na área de recursos hídricos, contribuindo para a sua formação acadêmica, especialmente nos aspectos de postura, desenvoltura e capacidade de argumentação frente a um tema específico.
itajuba-2.JPG Outra etapa importante, que teve especial participação dos docentes/pesquisadores da Engenharia Hídrica da UFPel foi a apresentação de trabalhos científicos, que tiveram os títulos: “Irrigação na região das lagoas do sul do Brasil: uso e manejo da água”, ministrado pelo professor Álvaro Nebel; “A gestão dos Recursos Hídricos no RS: pioneirismo e retrocesso”, com o professor Vítor Tavares; e “Ambientes Costeiros e estuarinos e a inserção do Engenheiro Hídrico”, ministrado pela professora Idel Milani.
“Nessa oportunidade os professores, alunos e pesquisadores discutiram de maneira intensa o atual momento da Engenharia Hídrica e o futuro que reserva a esse profissional. Considerando as experiências vivenciadas por egressos do Curso, foi possível perceber a forte inserção desse profissional no desenvolvimento econômico e industrial experimentado pelo país nos últimos anos”, observa o professor Gilberto Collares.
No encontro ainda foi possível estabelecer um protocolo de ações que incluiu a pesquisa, o ensino e a extensão em Engenharia Hídrica, especialmente em relação aos temas de energia hídrica, sistemas costeiros, monitoramento hidrológico, diagnósticos e gestão de ambientes hídricos, entre outros. “Isso permitirá que os alunos do Curso da UFPel possam usufruir das experiências do Curso de Itajubá, que está consolidado em algumas áreas, e que pesquisadores e alunos da graduação e pós-graduação de Itajubá possam interagir em projetos e ambientes hídricos do sistema lagunar do sul do país”, acrescenta o coordenador da Hídrica/UFPel. Segundo ele, importantes acordos e projetos puderam ser alinhavados entre os grupos de professores/pesquisadores, que, certamente, possibilitarão avanços consideráveis no ensino e na pesquisa. No campo da Pós Graduação, ficou protocolado uma carta de intenções onde o programa de pós-graduação em Recursos Naturais e Meios Ambiente da Unifei, já consolidado, estabelece uma parceria com o programa de Pós Graduação vinculado ao CDTec/UFPel, proposto pelo grupo da Hídrica, e que será submetido em 2009 para viabilizar curso de mestrado em 2010.
Ficou estabelecido que, no ano de 2010, o SEGUS e o II Encontro Nacional de Engenharia Hídrica será realizado na UFPel, a partir de uma gestão compartilhada da sua promoção - Pelotas/ Itajubá.
“Essas atividades, que compõem o Projeto pedagógico do Curso, somente foram possíveis com a percepção e sensibilidade da Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, que, na pessoa da professora Eliana Póvoas, não mediu esforços para que se efetivasse a participação do grupo da Hídrica de Pelotas no XII SEGUS, em Itajubá, MG”, finaliza Collares.

(Fotos:  alunos no Pórtico da Unifei, prof. Vitor Tavares palestrando e aluna apresentando trabalho)

Seção: Notícias