Curso de Atualização Tecnológica em Análise de Qualidade de Grãos de Arroz

12 de Novembro de 2009

A UFPel promoverá nos dias 25, 26 e 27 de novembro o curso de Atualização Tecnológica em Análise de Qualidade de Grãos de Arroz. O público-alvo do curso são profissionais da agroindústria, estudiosos e interessados no assunto. O curso terá 24 horas/aulas e acontecerá na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) no Campus Capão do Leão.

A responsabilidade técnica é da equipe de professores e pesquisadores do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, da FAEM. O curso será ministrado na modalidade de treinamento teórico-prático e os participantes receberão certificado de freqüência e participação.

Durante o curso serão abordados os seguinte temas: técnicas de amostragem, operacionalização de amostras, métodos expeditos e clássicos de determinação de umidade, análises de impurezas e matérias estranhas, origem e identificação de defeitos graves, gerais, metabólicos e não-metabólicos em grãos de arroz, análises de renda e rendimentos legislação de qualidade e armazenamento.

Mais informações no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (Sala 713, FAEM/UFPel) ou pelo telefone: (53) 3275 7258 (ramal 205)

- Aspectos técnicos relacionados à conservação e à qualidade dos grãos;

- Legislação de tipificação, controle de qualidade de grãos de arroz e de armazenamento de grãos;

- Manejo técnico-operacional nas operações unitárias de recepção, amostragem, análise, pré-limpeza, secagem, limpeza, armazenamento e manutenção da qualidade, industrialização e qualidade dos grãos de arroz;

- Métodos e procedimentos nas análises de umidade, impurezas e matérias estranhas, parâmetros de classificação e análises de controle de qualidade de grãos;

- Avanços tecnológicos e de pesquisa em pós-colheita, controle de qualidade de grãos e exigências do mercado consumidor;

- Aspectos normativos da avaliação de qualidade de grãos, com ênfase na identificação de defeitos, como grãos amarelos e gessados na análise de arroz, de acordo com a nova legislação (Instrução Normativa 06/2009);

- Legislação sobre armazenagem de grãos.

A instituição ministrante

O Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, em funcionamento há mais de 30 anos, é base para pesquisas científicas, tecnológicas e acadêmicas dos Cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Agrícola e Química de Alimentos, e dos Programas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, da Universidade Federal de Pelotas. Detentor do Prêmio “O Futuro da Terra” na categoria Tecnologia e Desenvolvimento, o Laboratório é base funcional do Pólo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul e do Selo de Qualidade da ABIAP – Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado.

No Laboratório são desenvolvidos mais de 40% dos trabalhos de pesquisa em secagem, armazenamento, controle de qualidade e industrialização de grãos apresentados em Congressos no Sul do País, nos últimos vinte anos (para arroz são mais de 60%). As recomendações técnicas oficiais da pesquisa de arroz para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se alicerçam nos trabalhos feitos pela UFPel na área, assim como boa parte da que é feita para outros grãos como aveia, canola, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo e trigo, proporcionando avanços consideráveis no desenvolvimento da região, do Estado e do País.

A equipe ministra cursos de qualificação profissional e de atualização tecnológica, treinamentos de produtores, operadores de agroindústrias, cooperativas, profissionais da área técnica e engenheiros. Executa projetos em convênio e acordo de cooperação técnica com a EMBRAPA, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o Instituto Rio Grandense do Arroz, os Sindicatos Estaduais de Indústria de Arroz, a Associação Brasileira de Indústrias de Arroz Parboilizado, Associação Brasileira das Indústrias de Arroz, Associação Brasileira de Pós-Colheita, a EMATER-RS, EPAGRI-SC, a UFRGS, a CONAB e outras empresas.