Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Livro Universidade e Pesquisa será lançado na Feira na sexta(13)

10 de Novembro de 2009


A obra “UNIVERSIDADE E PESQUISA - Espaços de produção do conhecimento”  está sendo lançada na Feira do livro de Pelotas, sexta-feira, dia 13.  Editada pela UFPel e tendo como organizadoras as professoras  Maria  da Graça Gomes Ramos (FAT/UFPel) , Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS) e  Solange Maria Longhi (UPF).  A produção traz premissas que farão parte da agenda da universidade nos próximos anos, repercutindo na sociedade e na  vida institucional suas decisões e ações. Dentre as premissas, a mais evidente é a da inserção da universidade num mundo globalizado que, se por um lado permite compartilhar conhecimentos, por si só  não os torna legítimos nem lhes garante qualidade. Cabe assim à universidade, eleger os tipos de conhecimentos que deseja desenvolver e/ou fazer uso, indo além do rigor ao fazer com que conseqüências sejam previstas e os resultados da ciência sejam patrimônio em prol da humanidade.  

As premissas explicitadas circunscrevem os focos dos estudos realizados por pesquisadores da Rede GEU, articulados em torno de uma ampla temática sobre institucionalização da pesquisa nas Instituições de Ensino Superior, com particular ênfase nos grupos de pesquisa cadastrados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil-CNPq. Cada pesquisador desenvolveu seu projeto na sua instância de atuação. Entretanto, as discussões e debates teóricos coletivos da Rede foram estruturantes para os referenciais gerais das análises desenvolvidas em cada um dos estudos. 

O resultado desse esforço individual e coletivo se encontra consubstanciado nas seguintes temáticas e pretensões: (1) aprofundar a discussão sobre os espaços de pesquisa na universidade, sob a referência maior dos grupos que a realizam; (2) problematizar a gestão do conhecimento na universidade a partir de concepções de conhecimento, num contexto complexo e em mudança, com as virtudes e vicissitudes da sociedade do conhecimento, numa sociedade ancorada em projetos; (3) configurar o concreto de um grupo de pesquisa na sua trajetória para uma rede de conhecimento e problematizar os grupos de pesquisa e os caminhos entre o geral e o local.   

Seção: Notícias