Livro aborda trabalho com a terceira idade

10 de Novembro de 2009

Será lançado na sexta-feira(13), na 37ª Feira do Livro de Pelotas, a obra editada pela Editora e Grafia Universitária da UFPel “Trabalhando com a terceira idade: Trajetórias de intervenção”, de autoria das professoras Mariangela da Rosa Afonso e Adriana Schüler Cavalli, da Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel).
A publicação tem como norte evidenciar estudos sobre envelhecimento desenvolvidos por professores e alunos com o intuito de ampliar discussões e debates sobre as dificuldades e perspectivas sobre esta temática. O subsídio financeiro para a concretização deste livro provém dos recursos disponibilizados para as ações propostas pelo Proext/2008 quando a Esef, através do Programa Atividade Física Orientada para Terceira Idade (Pafoti), passou a incrementar os projetos já desenvolvidos pelo Núcleo de Atividade para a Terceira Idade (Nati), que hoje atende aproximadamente 450 idosos, em diferentes modalidades de atividades físicas: Ginástica; Musculação; Hidroginástica; Dança e Caminhada orientada.
Os trabalhos reunidos nesta obra são oriundos de diferentes Instituições de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a Universidade Estadual de Santa Catarina através do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti); do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte (GPES), que integra, juntamente com outros grupos da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid), o Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade Cetres/UCPel, projeto de extensão permanente da Universidade Católica de Pelotas/RS; a Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS), representada pela Faculdade de Nutrição da UFPel e Escola Superior de Educação Física (Esef/UFPel), a Universidade Federal de Rio Grande (FURG); as pesquisadoras do Programa de Saúde do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e a Universidade Estadual do Ceará.Mariângela da Rosa Afonso - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS). Pós-Doutoranda na UFRGS/RS, Linha de Pesquisa “Universidade Teoria e Prática”. Docente do programa de Pós-Graduação e Graduação na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel/RS). Coordenadora do Núcleo de Atividade para a Terceira Idade (NATI).

Adriana Schüler Cavalli - Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física ESEF/UFRGS(1987) deu continuidade em seus estudos de pós-graduação no Japão realizando Curso de Mestrado em Educação Física pela Aichi University Of Education (1995) e Doutorado em Ciências da Saúde e Esporte pela Chukyo University (2001). Atualmente é professora adjunta da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS. Atua como pesquisadora voluntária do Grupo de Pesquisa e Estudos Sociológicos em Educação Física e Esporte - GPES da PUCRS e coordena o GPES/UFPel. Coordena também o Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (NATI) da ESEF/UFPel.