ICH convida para lançamentos de livros na 37ª Feira do Livro

9 de Novembro de 2009

A Biblioteca Pública Pelotense, o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, o Laboratório de Antropologia e Arqueologia (ICH/UFPel), o Centro de Estudos Antigos e Medievais (CEAM/ICH/UFPel) e o Instituto de Memória e Patrimônio (IMP) convidam para a apresentação dos livros: Arqueologia histórica, memória e patrimônio em perspectiva multidisciplinar; Política e Identidades no Mundo Antigo; e Religião e Poder, do Mundo Antigo ao Moderno: Ensaios Acadêmicos, nesta terça-feira(10), às 19h30min na 37ª Feira do Livro de Pelotas.Sobre os livros

Arqueologia histórica, memória e patrimônio em perspectiva multidisciplinar
(orgs. Pedro Paulo Abreu Funari, Fábio Vergara Cerqueira e Chimene Kuhn Nobre)
Comentário:
Esta obra es un excelente resultado docente en la especialidad Arqueologia Histórica, que abarca las últimas tendencias de este campo, como son las políticas públicas, identidad y cultura material y muy especialmente temas sobre memoria social. Cada capítulo es un ensayo bien orientado y con una exitosa apreciación que nos lleva a una visión de conjunto de como abordar la reconstrucción del pasado, teniendo en cuenta perspectivas multidisciplinarias en donde el método arqueologico aglutina acertadamente y en toda su dimensión. Los compiladores, profesores del posgrado, han sabido dirección el libro para discusiones teóricas y empíricas. Ojala todos los cursos de posgraduado culminaran con obras de esta envergadura.
(Lourdes Domínguez - Oficina del Historiador de La Habana, Cuba)

Alan Dutra de Melo
Ângela Cristina Bosenbecker
Alexandre Pereira Maciel
Leandro Ramos Betemps
Luciana da Silva Peixoto
Renata Ribeiro
Chimene Kuhn Nobre
Cíntia Vieira Essinger
Elaine Maria Tonini Bastianelllo
Kátia Ferreira de Oliveira
Paulina von Laer
Rodrigo de Oliveira Torres
Nadja Ferreira dos Santos
Renata Ferrari Curval
Renata de Andrea Dametto
Religião e Poder, do Mundo Antigo ao Moderno: Ensaios Acadêmicos
(orgs. Fabio Vergara Cerqueira e Monica Selvatici)
Comentário:
Expresso minha satisfação pelo fato de o público leitor, tão pouco habituado em ler trabalhos sérios no campo dos estudos de religião, estar aqui em contato com textos que enfatizam um olhar (a) transdisciplinar, (b) não-confessional, e (c) regulado pelos parâmetros científicos. Isto quer dizer que todos os capítulos tomam por base a teoria do conhecimento, cujo princípio é regido pela busca do saber, e não por uma verdade já pré-estabelecida e que não precisa ser demonstrada.
Saúdo o aparecimento destes Ensaios, na medida em que eles reforçam uma preocupação cada vez mais visível das universidades públicas com o tema da religião, um objeto que tanto interessa ao povo brasileiro.
Por meio da obra Religião e Poder, do Mundo Antigo ao Moderno: Ensaios Acadêmicos, enquanto ponto de partida, os historiadores interessados terão a oportunidade de obter informações precisas acerca das atuais pesquisas históricas sobre o objeto religião, passando a utilizar o seu discurso de autoridade não mais como gerador de silêncio, mas preferencialmente como promotor do debate, da diversidade e do respeito religioso.
Dr. André L. Chevitarese (Professor Associado do Depto. de História - UFRJ)

Prof. Sérgio Ricardo Fracalanza Muzy
Prof. Giovani Rodrigues de Moura
Profa. Caterine Henriques Mendes
Prof. Luís Artur Janes Silva
Profa. Kátia Amorim Macedo
Prof. Marco Antonio Correa Collares
Profa. Edalaura Berny Medeiros
Prof. Daniel da Silva Añaña
Prof. Rodrigo de Oliveira Cardozo
Política e Identidades no Mundo Antigo.
(orgs. Pedro Paulo Abreu Funari e Maria Aparecida de Oliveira Silva)
Editora Annablume, com auxílio publicação da FAPESP
Comentário:
O primeiro objetivo desta coletânea é relacionar-se com a posição privilegiada do estudo da Antigüidade no Brasil. Busca, além disso, mostrar como as discussões epistemológicas mais recentes aparecem na literatura brasileira. As noções de norma, fundadas, de uma maneira ou de outra, nos conceitos de nomos e táxis, e de desvio de comportamento foram criticados como mecanismos de sujeição. A esfera do poder, já não mais restrito à órbita do Estado, invadiu o quotidiano, nos micro-poderes, e não pôde mais ser desvencilhado das subjetividades e das construções identitárias.
Este volume volta-se, nestas circunstâncias, para a articulação das identidades, no fluxo das relações multifacetadas de poder. Os autores não partem de um mesmo paradigma, de uma mesma ortodoxia, de uma via correta rumo à reconstituição do que efetivamente aconteceu. Esta obra não pretende abranger, de forma representativa, os historiadores da Antigüidade em nosso país. Tal tarefa superaria, em muito, os limites de uma única obra, o que, por si, já demonstra o quanto este campo se expandiu. Estaremos contentes se esta obra instigar os leitores à busca de outras tantas abordagens.
Pedro Paulo A Funari (UNICAMP) e Maria Aparecida de Oliveira Silva (UNESP - Araraquara)

Margarida Maria de Carvalho
Margaret Marchiori Bakos