Hídrica/UFPel e UFRGS promovem reunião sobre estudos ambientais em POA

9 de Novembro de 2009

excursao-hidrica.JPG A preocupação com as questões ambientais, principalmente com os recursos hídricos e a poluição, tem levado profissionais, pesquisadores e professores, das mais diversas instituições, de diferentes áreas do conhecimento, a estudar, pesquisar e debater estes assuntos, buscando soluções para tais problemas. Com este intuito, o Curso de Engenharia Hídrica da UFPel, juntamente com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), promoveu a III Reunião de Estudos Ambientais. O evento, que ocorreu de 28 a 31 de outubro, em Porto Alegre, no IPH, Campus do Vale, teve a participação dos alunos e professores da Engenharia Hídrica da UFPel.
visita-hidrica.JPG O evento permitiu a troca de experiência e conhecimento entre estudantes, profissionais, professores e pesquisadores, de instituições públicas e privadas, do Rio Grande do Sul e de outros estados, além de proporcionar uma atualização conceitual e metodológica sobre os diferentes tipos de estudos e pesquisas sobre meio ambiente e as relações com energia e recursos hídricos.
A coordenação do encontro foi partilhada entre o professores Cristiano Poleto (IPH), Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki e Gilberto Loguercio Collares, que coordena a Hídrica/UFPel. Assuntos como Bioengenharia de Solos em recuperação de áreas degradadas, Regularização e proteção de corpos d’água e estabilização de taludes e encostas, Centrais hidrelétricas, Biogás, entre outros, foram apresentados e discutidos no encontro. Ficou definido entre as instituições que o próximo evento será realizado na UFPel, em Pelotas.
Além da participação no evento foi oportunizada aos alunos visita aos Laboratórios do Instituto de Pesquisa Hidráulicas da UFRGS, onde puderam visualizar, in loco, módulos de ensino e de pesquisa. Foram recebidos e acompanhados por professores/pesquisadores, que demonstraram ensaios e discorreram sobre os projetos daquele Instituto.