Centro de Estudos Antigos e Medievais promove Minicurso sobre Biografia Antiga

9 de Novembro de 2009

O Centro de Estudos Antigos e Medievais (CEAM), do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, promove, de 11 a 13 de novembro, o minicurso intitulado Biografia Antiga, tendo como ministrante a professora Maria Aparecida de Oliveira Silva. As atividades serão realizadas nas dependências do ICH.
O minicurso tem como objetivos estudar o gênero biográfico na Grécia e em Roma, compreender sua estrutura e composição, estabelecendo relações entre o contexto histórico e a escrita biográfica, além de analisar seu caráter literário. Busca-se também apresentar os autores das biografias de reis, generais e governantes do mundo antigo, tais como Xenofonte e Suetônio. Assim, as aulas serão dedicadas à apresentação do gênero biográfico às épocas clássica e helenística da Grécia e no período romano.
Justificativa
O apreço pelo gênero biográfico manifesta-se desde a Antiguidade. Gregos e romanos ocuparam suas horas a ler e a escutar acontecimentos sobre a vida de um homem. A humana curiosidade de conhecer os caminhos trilhados por homens ilustres repete-se em nossos dias, e com maior força, uma vez que as biografias são as obras mais vendidas nas livrarias de todo o mundo. No entanto, apesar da projeção do gênero biográfico nas sociedades, poucos pesquisadores se debruçam sobre o estudo da escrita biográfica na Antiguidade, em particular, no Brasil. A proposta deste curso é apresentar ao aluno o gênero biográfico produzido na Grécia e em Roma para extrair preceitos fundamentais à composição do texto biográfico. power-point-minicurso.pptAula 1 - O gênero biográfico na Grécia clássica

Aula 2 - A biografia à época helenística

Aula 3 - A escrita biográfica em Roma