Premiados no 18º CIC recebem homenagem

7 de Novembro de 2009

img_9062.jpgAconteceu nesta sexta-feira (6), no auditório da Faculdade de Direito da UFPel, a cerimônia de entrega do prêmio Jovem Pesquisador. A homenagem foi oferecida aos melhores trabalhos apresentados no XVIII Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade. A edição deste ano registrou 1.431 inscritos, num total de 1.768 trabalhos apresentados, sendo que 278 vieram de outras universidades e centros de pesquisa, totalizando 29 instituições envolvidas.

img_9033.jpgDe acordo com o representante da Comissão Organizadora do XVIII CIC, Sidnei Gonçalves Vieira, foram convidados 249 avaliadores. Professores do IF-Sul, SENAC, CAVG, UCPel, FURG e Anhanguera Educacional – Pelotas, foram convidados na tentativa de integrar as instituições de ensino da região. “É uma satisfação organizar um evento desta natureza e presenciar o seu sucesso e crescimento”, disse.

O diretor do Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Orlando Lucca Filho, abriu a cerimônia falando sobre a importância do prêmio. “Acredito que estas homenagens marcarão a vida destes alunos, nesta etapa de suas vidas”, finalizou.

img_9084.jpgApós as premiações, Orlando Lucca homenageou com uma placa o integrante da Comissão Organizadora, Fábio Padilha, em reconhecimento ao seu trabalho na organização do evento.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, representando o reitor César Borges, falou sobre o crescimento do evento e sobre a qualidade dos trabalhos. “É um orgulho para UFPel verificar o sucesso deste empreendimento que agora tem a participação de outras instituições”, disse.

Da mesma forma, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Manoel de Souza Maia, cumprimentou a todos pelo sucesso do evento, agradeceu o esforço de cada docente na orientação e a dedicação de cada aluno no desenvolvimento dos trabalhos. “É assim que se elabora currículo, é assim que se adquire conhecimento”, afirmou Maia.

Durante o ato, 40 acadêmicos receberam o prêmio Jovem Pesquisador. Para a estudante Isabel Correa da Silva Rodrigues, que recebeu o 1º lugar na categoria oral na área de Ciências Biológicas, o prêmio é um reconhecimento pelo esforço e dedicação. “Deixei muita coisa de lado durante seis meses para me dedicar ao projeto”, disse a aluna que concorreu com outros 23 alunos. “É a segunda vez que participo do CIC, mas é meu primeiro prêmio. É muito gratificante”, revelou orgulhosa.

Confira os ganhadores no site www.ufpel.edu.br/cic/2009/.