Os dois trabalhos apresentados pela aluna do curso de Doutorado em Biotecnologia da UFPel Silvana Marchioro foram agraciados com o primeiro lugar nas áreas de Genética e de Sanidade, no Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos (Abraves). O congresso ocorreu na semana passada em Uberlândia, Minas Gerais.
Os trabalhos premiados relatam etapas do desenvolvimento de uma vacina contra Pneumonia Enzoótica Suína, importante doença endêmica na maioria das criações de suínos do mundo todo e responsável por significativas perdas econômicas para o produtor.
Um dos trabalhos fez parte da tese de Simone Simionatto, orientada pelo professor Odir Dellagostin. O outro faz parte da tese de Silvana Marchioro e tem a orientação do professor Fabricio Conceição. Também participaram da autoria dos trabalhos os estudantes Vanessa Galli, Andressa Fischer, Charles Klazer e André Grassmann.
A organização do Congresso da Abraves concede prêmios em quatro áreas: Genética, Nutrição, Sanidade e Meio Ambiente. “Ter dois trabalhos premiados em primeiro lugar é motivo de muita satisfação, pois representa o reconhecimento externo da elevada qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Biotecnologia da UFPel”, destacou o professor Odir.