Pave tem novas regras

6 de Novembro de 2009

O Programa de Avaliação da Vida Escolar(Pave), processo seletivo seriado alternativo para ingresso nos cursos de graduação da UFPel, está apresentando em 2009 algumas alterações em suas regras. As mudanças valem já para as etapas aplicadas neste ano(2007-2009 e 2008-2010) e dizem respeito ao cálculo do número de vagas oferecidas e aos critérios de exclusão dos candidatos.

Conforme o diretor do Centro Especializado em Seleção(CES) da UFPel, Cláudio Duarte, o número de vagas pelo Pave, a partir de agora, está fixado em 10% das disponíveis para ingresso na Universidade, garantindo o mínimo de uma vaga para cada curso.

Quanto aos critérios de exclusão, o candidato que reprovou em qualquer série do ensino médio poderá reingressar no próximo subprograma, mantendo as notas já obtidas, desde que esteja cursando o ano correspondente ao subprograma. Este recurso poderá ser utilizado somente uma vez. Ainda quanto à exclusão, quem tiver perdido uma das provas se mantém no subprograma, só que com nota zero na etapa não realizada. Este critério não vale para a terceira etapa, por causa da prova de redação, que elimina o candidato em caso de nota zero.

O Pave já fez três ingressos na UFPel, desde sua adoção, em 2004. Hoje são 116 escolas públicas e privadas dos três estados do Sul cadastradas no Programa, sendo a grande maioria, cerca de cem, gaúchas. O processo seletivo permite às escolas acompanhar, através de consultas ao sistema e acessos a relatórios, não só o rendimento dos alunos, como também do próprio educandário.

As inscrições ao Programa estão abertas até 30 de novembro, para as edições de números quatro(2007-2009), cinco(2008-2010) e seis(2009-2011). As provas ocorrem dia 20 de dezembro, das 8h às 13h. Mais informações e inscrições em http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/ .