Arturo Dorner Linne lança livro sobre a poética tangueira

6 de Novembro de 2009

Editado em espanhol, em fevereiro desse ano, pela Editora El Tranvia (Montevidéu) o livro Poesia y Tango do investigador Arturo Dorner Linne e colaboradores é um trabalho de investigação que revisa e cataloga a produção poética mais destacada no gênero do tango. O lançamento será hoje(6) às 18h, na Feira do Livro de Pelotas. Arturo Dorner Linne é arquiteto e professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas.
Nos cinco capítulos, o trabalho percorre a história dessa expressão urbana e popular da região, propondo uma periodização a partir de mudanças estéticas muito específicas. “Nosso estudo dividirá, então, a história da poesia tangueira em diferentes etapas, dentro de uma relação cronológica”, escreve o autor.
O primeiro capítulo aborda a difícil tarefa de delimitar o que é poesia e o que não é poesia, intentando determinar o alcance de conceitos como “letra” de tango e analisando as influências da poesia culta no gênero popular. Seguidamente trabalha-se sobre o que o autor chama de pré história do tango, para logo entrar diretamente no aporte dos pioneiros da poesia tangueira (Ángel Villoldo, Pascual Contursi, Celedonio Flores, entre outros). No capítulo quatro, a análise, a catalogação e as notas biográficas se concentram nas décadas nas quais floresceram as criações de Homero Manzi, Cátulo Castillo, Homero Expósito, Héctor Marcó e muitos outros. E por último, chega o turno dos herdeiros da década de quarenta: Elbio Ariosa, Nelson Pilosof, Chico Novarro, Horacio Ferrer, Ledo Urrutia e os mais jovens como Malena Muyala.
Cada um desses capítulos contém uma localização histórica minuciosa que complementa as biografias dos autores e detalhadas listas das obras, nas quais ilustram-se os títulos dos textos, gêneros, compositor das músicas e anos de criação.