Necim/UFPel coordena 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil

5 de Novembro de 2009

necim.JPG Integrantes do Necim - Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), juntamente com representantes do Ministério da Educação(MEC), integraram a Comissão Julgadora Nacional da 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil, escolhendo as melhores experiências dentre as que foram enviadas pelos participantes.
Nomeados através de portaria do ministro da Educação, Fernando Haddad, os professores Vitor Hugo Borba Manzke, Vera Lucia Bobrowski, Paulo Romeu Gonçalves, Geonir Machado Siqueira, João Vicente Sacco Müller, Laiza Canielas Krause, Marchiori Quadrado de Azevedo e Rita Helena Moreira permaneceram dois dias em Brasília, participando do trabalho. A Coordenação Nacional do Prêmio, neste ano, está a cargo do Necim, cuja sede localiza-se no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça.
O Prêmio Professores do Brasil, instituído pelo MEC e oferecido por suas instituições parceiras, visa a reconhecer o mérito de professores, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas. Consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas por professores das escolas públicas, em uma das etapas da Educação Básica e que, comprovadamente, tenham sido exitosas, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094, de 24/04/2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação(PDE).
Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 5 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. Os prêmios dos professores serão pagos pelos parceiros (Fundação SM, Fundação Bunge, Instituto Pró-Livro e Instituto Votorantim).
As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até R$ 2 mil. Os equipamentos serão adquiridos também pelos parceiros e repassados em forma de doação.
A divulgação oficial do resultado final do Prêmio Professores do Brasil - 4ª edição, ocorrerá neste mês, a cargo da Coordenação Organizadora Nacional do Prêmio, por meio de publicação no Diário Oficial da União e nos sites das instituições promotoras.