A Faculdade de Letras da UFPel realizou nesta sexta-feira (16), no Campus Porto, solenidade comemorativa aos 25 anos de sua fundação, que se completaram em agosto. Além do aniversário, o curso comemora o destaque na avaliação do MEC e as novas instalações.
Aos 25 anos de fundação o curso de Letras recebeu novas instalações. O prédio, situado no Campus Porto, recebeu parte do curso nas 15 salas localizadas no térreo do Bloco B. Em 2010, com o término das obras, o curso funcionará totalmente no local. Além disso, a Licenciatura em Letras conquistou destaque na recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). Ficou em 1º lugar entre os cursos do Rio Grande do Sul e em 13º entre os do País.
Para comemorar todas estas conquistas estiveram presentes na cerimônia, além dos professores, funcionários, alunos, funcionários e professores inativos, ex-alunos, membros da administração e o reitor Cesar Borges. Dentro da programação houve o descerramento da placa de inauguração do novo prédio.
Na ocasião, o reitor Cesar Borges destacou que a atual instalação ainda não é suficiente, mas que em 2010, com a conclusão das obras, os alunos terão um espaço ideal. Cesar Borges salientou a importância da Faculdade de Letras para a Universidade. “O curso de Letras é o melhor curso da UFPel na avaliação do MEC”, finalizou.
Para o diretor do curso, Paulo Borges, o crescimento continuo se deve, principalmente, à dedicação de todos que desempenharam e desempenham suas atividades no curso.
Logo após o descerramento da placa, houve o lançamento do livro “Letras 25 anos, memórias ainda vividas”. O livro conta a trajetória do curso e foi organizado pelos professores Paulo Borges, Nóris Eunice Pureza Duarte e Isabella Mozzillo. A obra é uma coletânea de textos de professores e de ex-alunos que se tornaram professores da instituição.