Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC cumpre agenda na UFPel

10 de Outubro de 2009

cavg.JPGO secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, cumpriu agenda de compromissos no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG/UFPel), nesta sexta-feira(9). Depois de participar do seminário IF’s na Rede Federal de Educação Profissional, que reuniu representantes dos institutos federais tecnológicos do Estado, ele participou de dois atos inaugurais nas dependências do educandário.

Promovido pelo CAVG, o seminário teve como objetivo aprofundar o debate sobre as políticas voltadas à educação profissional e tecnológica e as conveniências e/ou desvantagens de uma possível desvinculação do tradicional colégio agrícola da estrutura da UFPel, e sua decorrente anexação ao IF-Sul – proposta ainda embrionária e passível de ampla discussão interna.

Em seu pronunciamento, Eliezer Pacheco destacou os avanços registrados pelo atual governo na área educacional, com a duplicação do número de vagas nas universidades e a quase triplicação da estrutura do ensino profissional e tecnológico, passando dos 140 educandários, criados ao longo de cem anos, para 400 no período de seis anos. Destacou também os investimentos nas redes estaduais de educação profissional e tecnológica, através do programa Brasil Profissionalizado; a criação do Proeja, programa que integra a educação profissional com a educação básica; e a criação dos primeiros núcleos da E-TEC, para a educação profissional a distância.“Os IF’s (institutos federais tecnológicos) são a síntese da concepção da educação profissional e do enraizamento regional, pois se caracterizam pela territorialidade, com o forte comprometimento com as políticas públicas de sua região e com a oferta de cursos afinados com a matriz produtiva local”, opinou o secretário.

De sua parte, o reitor Cesar Borges lembrou das ligações afetivas e históricas entre a UFPel e o CAVG e afirmou não existir ainda nenhuma posição por parte da Universidade com relação à idéia de desvinculação. “Isto será discutido após intenso debate, de forma democrática e no momento oportuno. Todas as possibilidades precisarão ser avaliadas e é preciso levar em conta o que é melhor para o futuro do colégio e da comunidade estudantil”.

Inaugurações - Na sequência, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, acompanhado do reitor Cesar Borges e da direção do CAVG/UFPel, além do reitor do IF-Sul, Antônio Carlos Brod, participou do lançamento das futuras instalações da Cantina do Curso Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia. A “barrica fundamental” simboliza o início do processo licitatório do empreendimento superior a um milhão de reais. Na oportunidade, o vice-diretor do CAVG, Ricardo Sainz, lembrou que só existem três cursos do gênero no País: em Petrolina, Bento Gonçalves, e agora na UFPel, em Pelotas.Já no final da manhã, Eliezer Pacheco inaugurou um complexo de salas de aula da Unidade Especial de Alimentos do CAVG, composto por quatro salas e banheiros e projetado para abrigar recursos multimídia para o ensino pleno.