Aluna da FAE/UFPel autografa livro

9 de Outubro de 2009

Ocorre nesta sexta feira(9), às 15h, no Auditório Central da UCPel, o lançamento do livro “Infância e Juventude: uma prática em construção”. A obra é uma coletânea de textos que será divulgada durante o Simpósio sobre a Família, organizado pela Promotoria da Infância e Juventude.
A aluna Cristiane da Silva Garcia, acadêmica do Curso de Pedagogia da UFPel, escreveu em parceria com a professora Neiva Afonso Oliveira o capítulo intitulado “Reflexões sobre Educação Familiar e Escolar a partir de Jean-Jacques Rousseau”. O capítulo originou-se de um texto preliminar, produzido durante a disciplina Atividades Complementares de Graduação e foi retomado durante o estágio curricular da acadêmica. Segundo Cristiane, a realidade com que se deparou no estágio desenvolvido junto à Promotoria da Infância e Juventude levou-a a retornar aos estudos sobre o filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, os quais desenvolvera inicialmente com a professora Neiva Oliveira.
De acordo com a autora, aluna Cristiane Garcia, dentre as inúmeras crises por que passa o mundo atualmente, a crise da educação é, certamente, a mais emblemática e a de caráter mais significativo. Vem seguida por um quadro, de epidemia da violência, envolvendo nossas crianças e adolescentes. Diante desse problema educacional, que as inúmeras famílias e a escola têm enfrentado hoje, formar crianças e adolescentes sociáveis, e empreendedores, torna-se um grande desafio nos nossos dias. Nunca antes, pais e professores estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educar.
“Em vista da atual conjuntura de incertezas e dificuldades vividas na educação, busquei contribuir com uma reflexão sobre novas possibilidades e formas de educar os jovens desta sociedade contemporânea. Na presente era da evolução tecnológica, nós, educadores, precisamos contribuir com a formação de jovens pensantes, criadores, e não meros reprodutores de informações prontas e acabadas. Busquei respaldo na teoria educacional de J.J. Rousseau, com a finalidade de explorar tematicamente seu pensamento acerca da formação integral da criança e do adolescente, em aspectos morais, sociais, intelectuais e emocionais, a fim de ver jovens autônomos, desenvolvendo suas potencialidades, e, consequentemente, contribuindo para a formação de uma sociedade mais pacífica. A atualidade das ideias e ideais desse autor constituem-se um horizonte possível para pensar a problemática da educação, visando formar jovens participativos para uma sociedade efetivamente democrática e sem violência”, observa Cristiane.
A estudante é bolsista de Iniciação Científica do CNPq e integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS). Já a professora Neiva Afonso Oliveira é docente da Faculdade de Educação e pesquisadora neste mesmo Grupo.