40 anos da UFPel são comemorados em concerto da SPMM

7 de Outubro de 2009

concerto-spmm-2.jpg Numa noite inesquecível, Coro, Solistas e Orquestra Música pela Música, sob a regência do maestro Sérgio Sisto, celebraram, na terça-feira(6), no Theatro Guarany, os 40 anos da UFPel. O espetáculo marcou também o início das comemorações do cinquentenário da Universidade Católica de Pelotas, em cerimônia que aproximou ainda mais as duas instituições.
concerto-spmm-3.jpg Ponto alto da programação artística alusiva ao quadragésimo aniversário da UFPel, o repertório do concerto, que reuniu no palco 80 coralistas e 55 músicos da orquestra, foi do erudito ao popular, com peças como Viúva Alegre, Uma Furtiva Lágrima, Aleluias de Mozart e de Hendel e área da boneca de Les Contes D’Hoffmann estão no repertório. O toque lúdico foi dado por alguns solistas, que usaram figurinos dos personagens interpretados.
Além do trabalho coletivo apresentado, o público que superlotou as dependências do teatro, pôde apreciar as belas vozes dos solistas Luísa Kurtz, João Ferreira Filho, Magali Richter e, ainda, o solo do flautista Lucian Krolow.
O Concerto 40 anos UFPel, protagonizado pela Sociedade Pelotense Música pela Música, teve a realização da Associação Comercial de Pelotas, patrocínio master da Lifemed e Caixa Econômica Federal, patrocínio de Jacques Georges Tower, G. Gotuzzo e Panambra, produção da Mãos à Obra Produção Cultural.
Abertura
Em seu pronunciamento, o vice-reitor, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, agradeceu a todos os apoiadores da iniciativa, salientando que o espetáculo se sustenta no talento e na criatividade do conjunto Música Pela Música. “Este é um momento no qual a UFPel, gratificada, se reexamina, e busca, em fração de segundos, todos os nomes superiores que escreveram suas páginas mais marcantes, quer na reitoria, na docência, na pesquisa, na extensão e nas ações comunitárias”, enfatizou.
O reitor Cesar Borges, que durante o dia participou de ato oficial do governo uruguaio, presidido pelo presidente Tabaré Vasquez, em Montevidéu, e não pôde comparecer ao evento, deixou mensagem escrita, que foi lida no cerimonial: “No momento em que a UFPel comemora seu 40º aniversário, a comunidade pelotense homenageia nossa instituição com este concerto, fato que exprime a importância da conjugação de esforços para que nossa cidade e esta região prosperem cada vez mais”.
Durante o ato, o presidente da comissão dos 40 anos, jornalista Clayton Rocha, entregou ramalhete de flores à viúva do reitor fundador da UFPel, Delfim Mendes Silveira, sra. Maria Amaral Silveira, e à sua filha, professora Maria Lúcia Silveira da Silva.
Homenagem à UCPel
Na programação culminante do aniversário da UFPel, a instituição prestou homenagem à UCPel, que abre neste dia 7 de outubro - data de seu aniversário - as comemorações de seu cinquentenário. “Honrado, na condição de reitor em exercício, de presidir esse ato solene, transmito o desejo do reitor Cesar Borges, de brindar com nossa co-irmã, a Universidade Católica, parceira de tantas iniciativas conjuntas, por essa associação festiva que as envolve. Em nossos 40 anos, aqui comemorados, estamos cientes das altas responsabilidades das duas instituições no contexto da Metade Sul do Rio Grande”, concluiu Manoel Moraes.