Área de Materiais Dentários da Odonto conquista prêmios

16 de Setembro de 2009

rafael-ratto-005.jpgProjeção internacional para a área de Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da UFPel. Quebrando a hegemonia da região sudeste, o professor Rafael Ratto Moraes é o autor de um dos dois trabalhos selecionados no Brasil para apresentação na 88ª Reunião Geral da Sociedade Internacional de Pesquisa Odontológica, a realizar-se em 2010, em Barcelona, Espanha.
A pesquisa, que conquistou o prêmio Edward H. Hatton - maior distinção da pesquisa odontológica brasileira -, foi inicialmente selecionada entre 60 trabalhos inscritos na 26ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada de 9 a 13 de setembro em Águas de Lindóia, interior paulista, sendo uma das vencedoras entre os 32 trabalhos classificados, dos quais apenas dois serão apresentados em Barcelona.
No mesmo evento, a professora Fernanda Faot, da Odonto/UFPel, também foi premiada na categoria de professores pesquisadores pelo trabalho sobre “Liberação de agentes fúngicos em resina de base de polimetilmetacrilato”. A pesquisa comprova que o uso de dois fármacos no tratamento da candidíase bucal (”sapinho”) não influencia no aumento da contaminação. Já a aluna de graduação, Simone Gomes Oliveira, com o trabalho “Derivados pirazolínicos e dos tiazóis: uma nova classe de agentes antifúncicos” complementar à pesquisa da professora Fernanda, venceu a categoria de Iniciação Científica.
“Ao se aproximar de seu centenário, que será comemorado em 2012, a Faculdade de Odontologia da UFPel, através de sua área de materiais dentários, soma-se a outros núcleos de excelência da Universidade, como as áreas de Epidemiologia, de Ciências Agrárias, de Biotecnologia, entre outras”, festeja o reitor em exercício, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes. Ele saúda também a renovação de valores humanos na instituição, lembrando que Rafael e Fernanda são professores recentemente contratados pela UFPel.
Na opinião do professor Evandro Piva, orientador da tese de mestrado e doutorado de Rafael Mores, a Universidade vem se consolidando e obtendo destaque no segmento de materiais dentários, com significativo aporte de recursos junto a órgãos financiadores, o que mantém aceso o propósito de criação de uma pós-graduação nessa área.
A pesquisa
O estudo, intitulado “Use of nano-scale crosslinked polymeric particles to address shrinkage-related challenges in dental polymers”, descreve a obtenção de nanopartículas poliméricas reticuladas sintetizadas por meio de nova tecnologia desenvolvida durante o estágio de doutorado do professor Rafael no Biomaterials Research Center, Universidade do Colorado, EUA (seu mestrado e doutorado foram realizados na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp). As nanopartículas sintetizadas foram utilizadas como modificadores de polímeros odontológicos visando reduzir a contração de polimerização e os efeitos relacionados ao fenômeno.
A tecnologia desenvolvida pode servir de base para o desenvolvimento de novos materiais de baixa contração, além de permitir diversas outras aplicações como modificadores de polímeros odontológicos. O estudo contou com apoio de bolsa de doutorado PDEE/Capes e financiamento do National Institutes of Health (NIH), EUA.
A premiação
De abrangência mundial, o prêmio Edward H. Hatton é destinado aos melhores trabalhos apresentados por cada divisão regional da International Association for Dental Research (IADR). “Trabalhos desta modalidade são selecionados em todos os países que compõem a IADR”, observa o coordenador do curso de Odontologia, professor Flávio Demarco, que em 1997 obteve idêntica premiação, apresentando seu projeto na França no ano seguinte.
Além do trabalho da UFPel, também foi selecionada uma pesquisa sobre formação de tecidos dentários a partir de células tronco, desenvolvida em Bauru-SP. Ambos os trabalhos brasileiros receberão custeio de passagens e hospedagem para apresentação, nos dias 14 a 17 de julho de 2010, durante a 88ª Reunião Geral da IADR, em Barcelona, Espanha. O prêmio é patrocinado mundialmente pela Unilever.