Aluno de doutorado do PPG Agronomia/Solos faz estágio na Bélgica

15 de Setembro de 2009

Entre os dias 4 de setembro de 2009 e 1º de janeiro de 2010, o estudante de Doutorado Adilson Luís Bamberg, do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Área de Concentração em Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) conduzirá parte dos seus estudos no Departamento de Manejo do Solo da Universidade de Gent, na Bélgica.
O projeto desenvolvido pelo estudante intitula-se “Atributos físicos e hídricos do solo em sistemas familiares de produção de morango em Turuçu-RS” e tem como principal objetivo avaliar o efeito dos sistemas de produção de morango sobre a qualidade física e hídrica de solos do município de Turuçu. A oportunidade é financiada pela Capes por meio do Programa de Estágio de Doutorando - PDEE (sanduíche) e surgiu de uma parceria estabelecida entre o seu orientador, professor Luís Carlos Timm (DER/Faem/UFPel), que desenvolve trabalhos com professores e pesquisadores da universidade belga.
O estudante contará com a supervisão dos professores Donald Gabriels, consultor da Unesco, e Wim Cornelis, que atuam na área de Física e Conservação do Solo. O Departamento de Manejo do Solo da Universidade de Gent é sede do “International Centre for Eremology (ICE)” e possui parceria junto ao “International Centre for Theoretical Physics (ICTP)” localizado em Trieste na Itália.