Projeto Tribunos da Cidadania, em nova edição, realiza curso de Formação em Mediação de Conflitos

9 de Setembro de 2009

A nova edição do Projeto Tribunos da Cidadania, realizado pela Faculdade de Direito da UFPel, será inaugurada no dia 17 de setembro, às 18h, no Salão de Atos da Faculdade, com a abertura do curso de Formação em Mediação de Conflitos. O curso terá 60 horas e será ministrado em três etapas pela Associação Brasileira de Mediação (Abrame).  É destinado a professores da Educação Básica de Pelotas e da Zona Sul, servidores do judiciário, agentes de segurança pública, lideranças comunitárias, conselheiros de direitos, acadêmicos, conselheiros tutelares, ONGs e à comunidade em geral. As inscrições são realizadas na Faculdade de Direito das 9h às 10h, das 13h30min às 17h30min e das 20h às 21h.

A Faculdade de Direito da UFPel é pioneira na execução de projetos de extensão que têm como finalidade a promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos e da Cidadania. Em 2007, a coordenadora geral do projeto, professora Maria das Graças de Britto, solicitou ao então deputado federal e professor da Faculdade Matteo Chiarelli uma emenda parlamentar para implantar o Projeto Tribunos da Cidadania. O pedido foi atendido prontamente. Coube ao Ministério da Justiça a execução da emenda parlamentar, no valor de R$ 160 mil, e do projeto.

O Projeto Tribunos da Cidadania tem como objetivo a democratização do acesso à justiça e a tutela jurisdicional do Estado e a construção de uma cultura de paz. A segunda ação desta nova edição do Tribunos será o Curso de Formação de Promotoras Legais Populares para que atuem como mediadoras de conflitos em suas comunidades.

A nova fase do Tribunos implantará ainda a Assessoria em Mediação de Conflitos, com foco na mediação escolar, familiar e comunitária, em sete escolas do município de Pelotas (Coletivos Edhucadores), onde já atua o projeto Edhuca: A Escola que Protege, também da Faculdade de Direito em convênio com o MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

Curso de Mediação de Conflitos

1ª Etapa:

17/09 - Quinta-feira - das 18h às 22h;

18/09 - Sexta-feira - das 14h às 18h e das 19h às 22h;

19/09 - Sábado - das 9h às 12h e das 14h às 18h.

2ª Etapa:

01/10 - Quinta-feira - das 18h às 22h;

02/10 - Sexta-feira - das 14h às 18h e das 19h às 22h;

03/10 - Sábado - das 9h às 12h e das 14h às 18h.

3ª Etapa:

08/10 - Quinta-feira - das 18h às 22h;

09/10 - Sexta-feira - das 14h às 18h e das 19h às 22h;

10/10 - Sábado - das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações pelo e-mail tribunos@edhuca.org .