UFPel terá presença forte na 37ª Feira do Livro de Pelotas

4 de Setembro de 2009

reuniao-camara-do-livro.jpg O presidente da Câmara Pelotense do Livro, Cláudio Dorow, e o produtor cultural do evento, Carlos Ferreira, reuniram-se com o vice-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Manoel Luiz Brenner de Moraes, para entregar convite da realização da 37ª Feira do Livro à UFPel. O vice-reitor garantiu o apoio da instituição e adiantou: “vou convocar uma reunião com a editora e a gráfica, as faculdades de Educação e Letras e a rádio para formar um grupo que atue nos eventos paralelos da Feira”.

Cláudio Dorow fez o convite em nome dos livreiros que já se mobilizam para o evento, que vai de 30 de outubro a 15 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório. “A presença da Universidade é muito importante”, afirmou o presidente da Câmara do Livro, “porque a Feira é um evento regional na área da educação e da cultura”.

A reunião durou cerca de uma hora e trouxe boas recordações ao vice-reitor, que presidiu a Câmara em 2002, ano da 30ª Feira do Livro. À época, Manoel Luiz Brenner de Moraes era diretor da Editora da UFPel. “Aquela foi uma excelente Feira”, afirmou.

Lei oficializou - Em 11 de setembro do ano passado, a lei municipal 5.501/08 oficializou a Feira do Livro em Pelotas. O relato da criação da lei e sua importância foi apresentado ao vice-reitor pelo produtor cultural Carlos Ferreira.

“Com a lei foi possível dar u m caráter institucional a quem realiza o evento e também ampliar a Câmara com maior número de integrantes”, explicou Ferreira, que salientou o que está sendo feito para a Feira de 2009.

“Já contamos com a parceria de inúmeros órgãos e instituições e tivemos uma resposta positiva, inclusive, do Consulado do Uruguai, que se propôs a trazer autores e participar dos eventos temáticos, que este ano abordam “Encontro de Cultura dos Países do Mercosul/ O Livro integrando culturas”.

De acordo com Ferreira,  o objetivo da Câmara Pelotense do Livro é que a promoção estimule três áreas importantes para o município: relações exteriores, turismo e cultura.

Sobre a presença da UFPel, o produtor disse que a participação reafirma o “caráter institucional e fortalece a marca do evento”. Ao final da reunião, o vice-reitor garantiu que a Feira será muito bem divulgada na Universidade.