Encontro sobre Vitrais

3 de Setembro de 2009

encontro-vitrais.jpg As patologias mais comuns nos vitrais, a sua importância cultural, as diferentes escolas e características estilísticas, os danos e a história dos vitrais, além das peças encontradas em Pelotas, foram alguns dos assuntos abordados por Mariana Wertheimer, durante o “Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais”. O evento foi realizado pelo Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais e o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do ICH/UFPel, em uma parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto, nos dias 1º e 2 de setembro. A realização de visitas técnicas na Igreja Anglicana de Pelotas e na Catedral São Francisco de Paula, que foram tomadas como exemplos, proporcionaram um novo olhar aos participantes sobre o patrimônio de Vitrais de Pelotas, embasando, de forma suficiente, as discussões conseqüentes da proposta. O trabalho de Mariana Wertheimer sobre os Vitrais no Rio Grande do Sul, já foi apresentado em congressos e eventos no Brasil, Estados Unidos e Europa, e conta com patrocínio importante de empresas como a Petrobras. Mais imagens e informações no arquivo  conservacao_restauro_ufpel_versao_97_2003.ppt     .