UFPel participa de audiência no MEC sobre desenvolvimento infantil

1 de Setembro de 2009

audiencia-mec.JPGA UFPel participou de audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, que abordou as políticas governamentais para o desenvolvimento infantil no Brasil. Para o encontro, no gabinete ministerial, havia sido convidado o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, para discutir o programa Primeira Infância Melhor (PIM), desenvolvido no Rio Grande do Sul e responsável pelo atendimento de 76.650 crianças e 51,1 mil famílias.
O programa Primeira Infância Melhor tem como foco o estímulo ao desenvolvimento integral da criança na fase de zero aos seis anos de idade. Participaram da audiência, além do secretário, a coordenadora estadual do programa, a assistente social Leila Almeida, e Danilo Rolim de Moura, médico do “Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel Prof. Mario Coutinho” e coordenador do Ambulatório de Transtornos do Desenvolvimento e da Aprendizagem, da Faculdade de Medicina.
Na oportunidade também foi apresentado ao ministro o Programa Para Aprender Melhor, que prevê a avaliação da prevalência de transtornos da aprendizagem - dislexia e discalculia desenvolvimental - e de transtornos do comportamento, em escolas públicas do bairro Fragata. Esse programa, que é uma parceria da UFPel com a Secretaria Estadual de Saúde, pretende avaliar qual o impacto destes transtornos em indicadores das escolas, tais como resultado da Prova Brasil, taxa de evasão, taxa de reprovação e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Também participou da audiência a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, além de outros técnicos do Ministério
O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá promover, em breve, uma reunião com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e a assessoria da UFPel, com o objetivo de discutir a implantação do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) em todo o Brasil.