Dia de Campo sobre Vitivinicultura acontece amanhã em Sertão Santana

13 de Agosto de 2009

Depois do Encontro de Uva e Vinho que reuniu mais de 100 pessoas em Pelotas, agora Sertão Santana (RS) será sede de Dia de Campo sobre Vitivinicultura, numa parceria entre Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Universidade Federal de Pelotas, Sebrae-RS e Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Sertão Santana.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal, a parceria com o município aconteceu durante o encontro ocorrido na semana passada. “Os produtores de Sertão Santana haviam manifestado interesse, por meio do Sebrae, de organizar um Dia de Campo de Vitivinicultura, que foi concretizado durante o 11° Encontro de Uva e Vinho”, diz ele. Assim, na quinta (13.8), às 13h30, pesquisadores, técnicos e produtores de uva vão se reunir na Associação dos Produtores de Uva e Vinho de Sertão Santana, com objetivo discutir a situação da vitivinicultura no Município.
O técnico da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves), Ronaldo Regla, estará palestrando nesse dia de campo sobre os temas: qualidade de muda, implantação de parreiras e poda de produção de videiras.
O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Jair Nachtigal, também palestrará no evento. De acordo com ele é importante que os produtores trabalhem de forma coletiva buscando apoio das instituições que atuam na área e que possam ajudar na qualificação do seu trabalho. “Hoje a produção de vinho e de suco na Metade Sul do Rio Grande do Sul tem demanda crescente, por isso tem aumentado o número de produtores interessados no cultivo das videiras”, afirma.