Hospital-Escola participa do NutriDia Brasil

12 de Agosto de 2009

nutridia-equipe.JPG O Hospital-Escola da UFPel/FAU é um dos três estabelecimentos escolhidos em Pelotas para participar do NutriDia Brasil, que se realiza nesta quarta-feira(12) em todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da alimentação adequada para o processo de recuperação do paciente. Esta avaliação, que é feita mundialmente, se realiza neste ano pela primeira vez também no Brasil, tendo sido escolhidos 25 hospitais.

nutridia.JPG Segundo a coordenadora nacional, Maria Cristina Gonzalez, a iniciativa busca analisar a consciência de toda a equipe hospitalar em relação à identificação e tratamento da desnutrição, assim como avaliar a aceitação da dieta hospitalar e quais as principais razões dos pacientes que não a aceitam adequadamente.
“O Nutrition Day já existe na Europa desde 2006″, relata a nutricionista Silvana Paiva, secretária nacional do programa. Ela explica que o programa pretende estabelecer um retrato dos hospitais brasileiros em relação aos cuidados nutricionais. “Em trinta dias sairá a conclusão dos resultados, onde será analisada a evolução dos pacientes avaliados e a relação com a maneira pela qual estavam sendo alimentados no hospital”, observa.
Conheça mais sobre o projeto:
Justificativa
Nas últimas décadas, vários estudos têm demonstrado os efeitos negativos da desnutrição em pacientes hospitalizados. Estes efeitos aumentam tanto a morbimortalidade dos pacientes clínicos e cirúrgicos, como também implica num maior custo ao Sistema de Saúde. Sabe-se que parte desta desnutrição ocorre durante a internação hospitalar, seja por falta de identificação das necessidades nutricionais alteradas do paciente, ou por não serem utilizados os recursos que os serviços dispõem para corrigir estes problemas. Isto ocorre não apenas em países como o Brasil, mas também em países considerados de 1º mundo, como países europeus e EUA.
Diante desta necessidade de se conhecer melhor como os profissionais e os serviços agiam em relação aos cuidados nutricionais do pacientes, surgiu a idéia de se realizar uma grande auditoria, em um único dia, denominado Nutrition Day. O Nutrition Day é um projeto multicêntrico, com participação de vários países europeus. Teve seu início em 2006, e a partir daí tem ocorrido anualmente, sendo que a sua terceira edição aconteceu em janeiro de 2008. Atualmente, existem 31 países participantes, sendo os seus questionários traduzidos em 26 idiomas, totalizando mais de 20.000 pacientes avaliados em 1.000 unidades dos hospitais europeus nestes 3 anos.
Sua coordenação acontece na Áustria, sendo o Dr. Michael Hiesmayr seu coordenador internacional. Sua idéia principal é avaliar, em um único dia, uma ou várias unidades de um mesmo hospital, tentando evidenciar os problemas nutricionais que seus pacientes possuem, assim como os recursos para lidar com os problemas nutricionais e o conhecimento que os profissionais da saúde possuem a este respeito.
Algumas conclusões já puderam ser obtidas a partir das edições anteriores do Nutrition Day, tais como o aumento do tempo de internação hospitalar em 50%, no caso de desenvolvimento de desnutrição associada à doença de base. Isto significa, em média, 6 dias a mais de hospitalização e um aumento de 4 vezes no risco de mortalidade destes pacientes, em relação aos que não apresentam desnutrição durante sua internação hospitalar.
No Brasil, este projeto está sendo desenvolvido junto à Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) e terá o nome de NutriDia Brasil, sendo planejado para o segundo semestre deste ano.
A idéia básica do NutriDia Brasil é de que, em um único dia, tanto o paciente como o hospital sejam avaliados. O paciente deve informar sua história nutricional e como se encontra sua ingestão naquele dia. A instituição também será avaliada, através de informações a respeito de como manuseia os objetivos e cuidados nutricionais, assim como avaliar como foi a evolução daquele paciente avaliado durante o NutriDia Brasil 30 dias após. Desta forma, não apenas se identifica o paciente desnutrido, mas também se tenta identificar as causas que levaram a esta desnutrição durante a sua hospitalização. Uma revisita após 30 dias tem a intenção de observar como será a evolução destes pacientes, em relação ao tempo de hospitalização e mortalidade.