UFPel na Assembleia Geral da União Astronômica Internacional

11 de Agosto de 2009

A UFPel está participando, no Rio de Janeiro, da XXVII Assembleia Geral da União Astronômica Internacional(IAU), representada pelo seu grupo de Astrofísica, com vários trabalhos apresentados. A Universidade entrou formalmente em dois projetos globais da IAU, o “Galileu Teacher Training Program” (rede mundial de treinamento de professores em Astronomia visando a inserção da área na rede formal de ensino) e no “Universe Awareness”(programa de inclusão para crianças a partir de três anos visando criar uma consciência de nosso lugar no Universo e na Terra). Esses programas serão desenvolvidos entre as atividades do Planetário da UFPel.

“Além disso, recebemos a exposição From Earth to the Universe, outro programa apoiado pela IAU que visa exibir imagens astronômicas em lugares não tradicionais de forma a promover a divulgação da Astronomia”, ressalta a professora Virgínia Mello Alves, que está participando do evento no Rio de Janeiro.

Ela observa ainda que é importante divulgar outro programa, o “Galileoscope” que propõe a compra em massa de telescópios de excelente qualidade e baixo preço (o kit custa US$ 20,00, mais taxas, e vem sem tripé mas com adaptação em tripé de filmadoras). Mais informações em https://www.galileoscope.org/gs/.