Solenidade marca inauguração do Residencial Simon Bolívar

11 de Agosto de 2009

img_9551.jpg Em ato que integrou as festividades alusivas aos 40 anos da UFPel, completados no último dia 8, foi inaugurada nesta terça-feira(11) a etapa inicial do Condomínio Residencial Simon Bolívar, em área próxima ao novo campus Porto. Com seis blocos de vinte apartamentos, a obra consumiu recursos da ordem de R$ 4 milhões, oriundos do FGTS e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Na oportunidade, foi anunciada a nova etapa do empreendimento, em área contígua, que abrigará mais 80 apartamentos.

A segunda etapa do Residencial Simon Bolívar será construída através do Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com renda mensal de zero a dez salários mínimos. O novo empreendimento se soma a um conjunto de outros condomínios residenciais financiados pela Caixa Econômica Federal, também anunciados ontem, que disponibilizarão um total de 880 novas unidades habitacionais, num investimento superior a R$ 40 milhões.

Prestigiada por diversas autoridades e lideranças empresariais, a solenidade inaugural teve a participação direta dos parceiros da iniciativa: o reitor Cesar Borges, idealizador do projeto, representando a UFPel; o prefeito municipal Adolpho Fetter Jr.; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Mauro Renato Bohm; o Professor Emérito da UFPel, Sidney Castagno, representando a presidente da Fundação Simon Bolívar, Lisarb Crespo da Costa; o presidente do Sinduscon/Pelotas, Rui Lucas; e o presidente da Ricardo Ramos Construtora, engenheiro Ricardo Ramos.

Segundo o superintendente regional da Caixa, Mauro Bohm, o que faz do Residencial Simon Bolívar um empreendimento inovador é a forma de sua concepção, pois nasceu do sonho do reitor Cesar Borges de beneficiar os servidores da Universidade e de suas Fundações e exigiu o estabelecimento de muitas parcerias, principalmente com o poder público municipal, nas questões referentes à infraestrutura das áreas adjacentes e ao acesso dos moradores.

“Acho que ficou evidente que este empreendimento é fruto de uma parceria”, concordou o prefeito Fetter Jr., lembrando que foram necessários três anos de muito trabalho e intensas negociações. “A região do Porto vinha estagnada ou com problemas no seu desenvolvimento, mas a Prefeitura está fazendo a sua parte, até nos antecipamos”, afirmou, em alusão à pavimentação da rua Gomes Carneiro, feita antes que a UFPel instalasse o novo campus. Ele citou também a construção de 90 casas pela Prefeitura, que permitirá a retirada de famílias em subabitação ou em áreas de risco.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPel saudou os moradores do condomínio e enalteceu o esforço conjunto dos parceiros, destacando de forma especial a Fundação Simon Bolivar, através da qual a área foi adquirida. “Sem a ajuda da doutora Lisarb Crespo da Costa e sua diretoria, nós não estaríamos aqui hoje, inaugurando esse empreendimento que, segundo se sabe, é o primeiro dessa natureza, junto a uma universidade federal. Nós apenas sonhamos e incomodamos aqueles que poderiam somar conosco”, observou Cesar Borges.

O reitor destacou também o empenho das pró-reitorias de Planejamento e Administrativa e manifestou a convicção de que, em agosto de 2010, todo o complexo do novo campus Porto estará sendo inaugurado.