UFPel presente em encontro de Uva e Vinho na Colônia de Pelotas

10 de Agosto de 2009

evento-ufa.JPGO professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Rombaldi, foi um dos palestrantes do 11° Encontro dos Produtores de Uva e Vinho, realizado na quinta-feira(6), na propriedade do agricultor Jordão Camelato, na Colônia Maciel, numa parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS/Ascar e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre eles pesquisadores, extensionistas e produtores. A propriedade que sediou o encontro é tida como referência na produção de frutas pela Embrapa Clima Temperado. Por isso, lá foi instalada uma coleção de variedades que, segundo o pesquisador da Unidade, Jair Nachtigal, vem sendo acompanhadas para avaliação de suas características produtivas.
Valdecir Ferri, também professor da UFPel, discutiu sobre as propriedades nutricionais existentes nas frutas que são transferidas para o suco sem nenhum tipo de prejuízo. “Não se perde nenhum nutriente quando é feito o suco natural da fruta”, afirma. Além disso, para ele é importante que sejam feitas combinações de diferentes culturas para a fabricação de sucos com o objetivo de aprimorar a qualidade e aproveitar as uvas que não maturaram na época do vinho. “O suco tem esse diferencial de se adaptar a diferentes tipos de colheita”, diz Valdecir.
O evento foi uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS/Ascar e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).