UFPel completa 40 anos em processo de intenso crescimento

7 de Agosto de 2009

letreiro-ufpel.jpg A Universidade Federal de Pelotas completa 40 anos de existência neste sábado(8). Passadas quatro décadas da sua fundação, realizada a partir de um núcleo de faculdades e cursos existentes na época, a instituição registra em 2009 o maior crescimento de sua história. Este desenvolvimento pode ser observado no aumento dos números de cursos e de alunos em todos os níveis, de projetos de pesquisa e de extensão e de vagas oferecidas nos vestibulares. Os desenvolvimentos da área física construída e da infraestrutura institucional também são notáveis.

A Universidade, que há dois anos contava com 155 mil metros quadrados de área construída, neste começo de segundo semestre de 2009 vê este número subir para 190 mil metros quadrados. A expansão é uma preparação da Instituição para o crescimento dos números de cursos e de alunos em função do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), através do qual foram investidos, somente no ano de 2008, R$ 14 milhões em equipamentos e R$ 20 milhões em obras e reformas.

O Programa Reuni está resultando na criação de 50 novos cursos de graduação, processo iniciado em 2008 e que se estenderá até 2012. São 22 cursos noturnos, 27 diurnos e um diurno e noturno.

A pesquisa e a pós-graduação também não param de crescer. Hoje são 12 cursos de doutorado, 25 de mestrado, 20 programas de especialização, seis de tutoria a distância, oito residências médicas e 1,9 mil projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.   A Universidade registra a realização de quase 500 projetos de extensão direcionados à comunidade.

Na UFPel, estudam hoje dez mil alunos na graduação presencial; 2,7 mil na graduação à distância, através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB); dois mil na pós-graduação e mil no ensino médio, no Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG). O crescimento acadêmico fica ainda mais claro quando é analisado o número de vagas oferecidas no Vestibular, que passou de 1,5 mil em 2004 para 2,5 mil em 2008.

História

A UFPel foi criada pelo decreto-lei número 750, de 8 de agosto de 1969. Resultou da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul(UFRRS), da anexação de áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) em Pelotas e da agregação de unidades particulares de ensino superior também já existentes na cidade. Desta forma, embora tenha sido criada em 1969, a UFPel tem suas origens em anos mais remotos. O núcleo formador da instituição é integrado pela centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, fundada em dezembro de 1883, e pelas faculdades de Direito e Odontologia, que iniciaram suas atividades nas primeiras décadas do século passado.

Também contribuíram para o surgimento da Universidade o Instituto de Sociologia e Política e instituições particulares como a Faculdade de Medicina, a Escola de Belas Artes Carmen Trápaga Simões e o Conservatório de Música de Pelotas.

Após a criação da UFPel, iniciou-se o período de estruturação da Universidade, com a implantação dos seus órgãos administrativos, a reformulação e adequação das antigas unidades e a criação dos institutos básicos necessários ao seu funcionamento.

galeria-reitores.jpg A instituição teve como primeiro reitor o professor Delfim Mendes Silveira, diretor da Faculdade de Direito, o qual administrou a Universidade até 1977. Em sua gestão a UFPel expandiu-se, tanto em número de cursos quanto de alunos, estruturando-se como universidade e construindo o seu campus nas instalações da antiga UFRRS, junto à Faculdade de Agronomia.

Na sequência, ocuparam o cargo de reitor os professores Ibsen Wetzel Stephan(1977-1981), José Emílio Gonçalves Araújo(1982-1984), Ruy Brasil Barbedo Antunes(1984-1988), Amílcar Goyhenex Gigante(1989-1993), Antonio Cesar Gonçalves Borges(1993-1997), Inguelore Scheunemann de Souza(1997-out/2004), André Luiz Haack(dez/2004 a janeiro/2005 – pro tempore) e Antonio Cesar Gonçalves Borges(2005-2009) (2009-2013).

Como vice-reitores, figuram os nomes dos professores Renato Rodrigues Peixoto, Alexandre Valério da Cunha, Guido Kaster, Clinéa Campos Langlois, Léo Zilberknop, Paulo Eduardo Brenner Soares, Luiz Henrique Schuch, Daniel de Souza Soares Rassier, José Carlos da Silveira Osório, Jorge Luiz Nedel, André Luiz Haack, Telmo Pagana Xavier e Manoel Luiz Brenner de Moraes (atual).

A administração superior da UFPel compõe-se do Conselho Diretor da Fundação(Condir); Conselho Universitário(Consun); Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e Extensão(Cocepe); e Reitoria.