Ações de eficiência energética reduzem conta de luz da Faculdade de Medicina em 20%

7 de Agosto de 2009

A Faculdade de Medicina da UFPel teve, no mês passado, o seu contrato de energia com a CEEE modificado. O contrato anterior utilizava a medição convencional, onde o consumidor paga, independente do horário de utilização, apenas um valor unitário para a demanda de energia (KW) e outro para o consumo (KWh). No sistema tarifário atual, o horosazonal verde, a tarifa do consumo de energia é diferenciada em função do horário. Tem um valor reduzido para o horário chamado “fora de ponta”, entre às 21h de um dia até as 18h do dia subsequente e um valor elevado para o horário entre 18 e 21 h, chamado de “horário de ponta”.
Estudos realizados dentro do Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica (PPGEE), coordenado pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, verificaram a possibilidade de uma redução substancial na fatura de energia com a adoção da medida, o que se comprovou na primeira fatura emitida pela concessionária após sua implementação, com uma redução de R$ 2.075,00 reais, o que representou 20% do valor que teria sido pago se a medida não fosse adotada.
O programa de gerenciamento de energia, desde a sua criação, em 2006, é responsável pelo acompanhamento e gestão de todos os pontos de consumo de energia elétrica da instituição, buscando formas de racionalizar o consumo e reduzir custos.
A recontratação tarifária na Faculdade de Medicina, somada a outras ações já adotadas pelo PPGEE, proporcionaram uma economia, neste mês de julho, da ordem de R$ 20,5 mil, considerando-se todos os pontos de consumo da universidade. Desde o início do programa a economia de energia já chegou a cerca de R$ 359,5 mil.