Epidemiologistas manifestam-se sobre a gripe H1N1

6 de Agosto de 2009

Grupo de epidemiologistas e gestores da área da saúde, reunidos na manhã desta quarta-feira(5) , no Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, apresentou considerações com relação à epidemia de Gripe H1N1. Veja as íntegras das cartas elaboradas durante o “Café do Doutorado”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia:

Carta à imprensa

Café do doutorado, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas

Pelotas, 06 de agosto de 2009

O grupo de epidemiologistas e gestores, reunidos na manhã de hoje, no Centro de Pesquisas Epidemiológicas, vem por meio desta, apresentar suas considerações com relação à epidemia de Gripe H1N1.

- Epidemia é uma situação de aumento do número de casos acima do esperado para o período. Assim muitas pessoas terão a Gripe H1N1, a maioria dos casos será leve e alguns casos serão graves.

- É preciso lançar mão de todos os esforços no sentido de reduzir ao máximo a disseminação da doença através de medidas preventivas.

- pessoas com gripe devem se resguardar para evitar a transmissão da doença para outras pessoas

- os cuidados de higiene como lavar as mãos, evitar o contato com mucosas devem ser intensificados

- evite compartilhar utensílios individuais como copo, talheres, chimarão, toalhas

- evite locais fechados com aglomeração de pessoas

- o transporte coletivo deve circular sempre com janelas abertas

- pessoas com sintomas respiratórios que forem consultar, devem informar o serviço assim que chegarem e usar máscara

- somente casos graves de gripe devem ser internados

- consulte o serviço de saúde apenas se estiver se sentindo doente, consultas preventivas devem ser evitadas

Os protocolos de atendimento tem sido atualizados com grande freqüência. É fundamental que os profissionais de saúde se mantenham informados em relação a estas mudanças. Isto pode ser feito através do site do Ministério de Saúde. http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

Os serviços de saúde devem dispor de condições para o enfrentamento da epidemia, como estrutura para higienização (sabonete líquido, toalhas descartáveis, álcool gel) e máscara para o uso dos profissionais de saúde e para os pacientes que tiverem sintomas respiratórios.

É preciso acompanhar a evolução da epidemia de forma a garantir acesso a medicação antiviral (oseltamivir) para os casos em que o tratamento for indicado, bem como estrutura de alta complexidade (leitos hospitalares e de UTI) para os casos mais graves.

O grupo se coloca disposição do Comitê de Enfrentamento da Influenza para contribuir no enfrentamento da epidemia.

Carta ao Prefeito Municipal de Pelotas

Pelotas, 06 de agosto de 2009

Exmo Sr Prefeito Municipal de Pelotas

Adolfo Fetter Junior

É preciso lançar mão de todos os esforços no sentido de reduzir ao máximo a disseminação da doença através de medidas preventivas. A educação da população é essencial, especialmente com orientações sobre o uso de espaços públicos fechados.

É preciso preparar as escolas para a volta às aulas reforçando o papel dos pais no sentido de não mandar crianças sintomáticas para a escola e o papel dos professores reforçando os hábitos de higiene como lavar as mãos. Assim, é preciso que todas as escolas (públicas e privadas) garantam acesso a sabonete líquido, toalhas descartáveis e álcool gel.

É preciso que os profissionais de saúde tenham acesso as informações atualizadas, tanto sobre os protocolos quanto sobre os fluxos de pacientes e medicação.

É fundamental garantir aos serviços de saúde estrutura para higienização (sabonete líquido, toalhas descartáveis, álcool gel) e máscara para o uso dos profissionais de saúde e para os pacientes que tiverem sintomas respiratórios.

O grupo sugere que seja criado um serviço de  plantão de 24 horas para dispensação do antiviral oseltamivir, evitando internações desnecessárias, necessidade de busca de serviços de referência (Pronto Socorro, Tenda) e retardo no início do tratamento.

É preocupante que a estrutura disponível particularmente em relação à quantidade de medicação antiviral (oseltamivir) e disponibilidade de leitos hospitalares e UTI seja insuficiente para o enfrentamento da epidemia. A epidemia deve ser acompanhada no sentido de adequar a estrutura às necessidades.