Integrantes do Grupo de Pesquisa FEPráxiS (Filosofia, Educação e Práxis Social) da Faculdade de Educação (FaE/UFPel), tiveram seus trabalhos aprovados na 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), que vai acontecer de 4 a 7 de outubro em Caxambu, Minas Gerais.
A ANPEd congrega anualmente os participantes dos programas de pós-graduação e pesquisa em Educação de todo o Brasil, selecionando em média os 10 melhores trabalhos de cada Grupo de Trabalho. O evento é classificado como Qualis Internacional A, pela Capes, sendo considerado o evento de referência máxima na área de educação do Brasil.
O trabalho de Denise Gamio Dias e Cláudia Battestin, denominado “A Natureza da/na Crise dos paradigmas para o século XXI”, pretende discutir a natureza dos paradigmas da atualidade, destacando a crise do paradigma hegemônico. Considerando que emergem pensamentos subalternos pós-moderno, pós-colonial, pós-tradicional, que são pontos de partida de um paradigma emergente. Reproduz parte dos escritos de autores como Boaventura dos Santos, Immanuel Wallerstein, Aníbal Quijano, entre outros.
O trabalho de Martinho Kavaya e Gomercindo Ghiggi, intitulado “Profetismo freiriano como categoria de leitura do autoritarismo pedagógico da África Negra”, procura analisar a influência bíblico-cristã na vida (profética) de Freire, no seu ser, pensar e agir como pessoa e educador, confrontando-a com o autoritarismo da África Bantu, sobretudo de Angola, fruto da colonização e dos governos autóctones. Freire e Mahaniah são os teóricos centrais desta reflexão. O texto apresentado é resultado parcial de pesquisa acerca da presença de categorias filosóficas e teológicas no pensamento de Freire.
Grupo de Pesquisa da FaE aprova trabalhos em evento nacional da ANPEd
5 de Agosto de 2009
Seção: Notícias