Oficina de Expografia

4 de Agosto de 2009

O Curso de Museologia da UFPel, em parceria com a 7ª Região Museológica do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado do RS e o Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus, promove, no perído de 10 a 12 de agosto, Oficina de Extensão de Expografia. A ministrante será Marília Xavier Cury, museóloga, doutora em Ciências da Comunicação e docente da Universidade de São Paulo (USP), que atua no Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE-USP.
Segundo a coordenadora do evento, Nóris Leal, professora do curso de Museologia e coordenadora da 7a Região Museológica do RS, vinculada ao Sistema Estadual de Museus, a atividade se insere na programação dos 40 Anos do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel).
A oficina será ministrada no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, no horário das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, com carga horária de 20 horas. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
O público-alvo são e estudantes do Curso de Museologia, História e áreas afins, museus cadastrados no SEM/RS, instituições não cadastrada no SEM e demais profissionais e estudantes interessados.
Conteúdo programático
Conceitos de museu, museologia e museografia. O que é expografia. Exposição e comunicação museal. Tipologias de exposição. Exposições de curta, média e longa duração. A linguagem das exposições nos museus. Elementos e recursos expográficos: espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos e outros. Técnicas e materiais apropriados para exposição. O discurso expográfico. Exposição e conservação. As exposições e seus diferentes públicos. Diferentes processos de documentação e divulgação da exposição. Pesquisa e avaliação: usuários e beneficiários, resultados alcançados e impacto social das exposições.