Malg abre na quinta(6) exposição dos acervos das unidades fundadoras da UFPel

3 de Agosto de 2009

equipo-da-odonto-1.JPG O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) abre nesta quinta-feira(6) mostra com parte da memória das faculdades e escolas de ensino superior que deram origem à Universidade. Através de pesquisa em diversos materiais e com o apoio de pesquisadores indicados pelas unidades fundadoras da UFPel, os curadores constituíram o conjunto a ser exposto, entre eles objetos utilizados no período anterior à agregação no qual essas Faculdades e Escolas funcionavam, como uma classe da primeira metade do século XX, maquetes de equipamentos agrícolas, livros do século XIX, além de diversas fotografias históricas. A exposição apresentará, ainda, uma linha do tempo com datas e dados que marcaram a história dessas faculdades.

O público alvo da mostra, intitulada “Unidades Fundadoras da UFPel”, que vai até 7 de outubro, é primeiramente universitário.  Segundo os curadores, é desejável que professores e alunos das unidades envolvidas conheçam a trajetória e a importância da Universidade. Para o público em geral, a exposição é uma forma da comunidade de Pelotas e da região conhecerem a origem da UFPel.

Além dos curadores, Francisca Ferreira Michelon, Jose Luiz de Pellegrin e Raquel Santos Schwonke, uma grande equipe está envolvida na organização da exposição, aberta no dia 5 de agosto no Museu. Alunos de diversos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado da UFPel, recém-graduados e técnico-administrativos trabalharam nos últimos meses nas diversas áreas de conhecimento que estão relacionadas à exposição.

Além de mostrar dados sobre a existência dessas unidades antes da sua agregação, a mostra busca também chamar o presente à responsabilidade de guardar o que sobrou do passado. “O crescimento acelerado que configura a expansão universitária no Brasil hoje, pode tornar a memória de percursos tão intensos, opaca e destituída de sentidos”, comentou a curadoria. “Gostaríamos que essa exposição apontasse esse fato e convidasse aos que enxergam valor nos objetos vestigiais, a reuni-los, investi-los de importância e guardá-los para serem mostrados de uma forma que adquiram capacidade comunicativa”, explicou.

De acordo com a curadoria, além de a exposição ser uma ação comemorativa aos 40 anos, é, sobretudo, um investimento na memória da UFPel. Por este motivo, foram produzidos documentos que pudessem ser a memória da própria exposição - um convite permanente e um catálogo.

O Malg funciona de terça a domingo, das 10h às 19h, na rua General Osório, 725 em Pelotas. A entrada é franca.

Histórico das unidades

Em 08 de agosto de 1969 foi assinado o decreto ministerial pelo qual se criava a Universidade Federal de Pelotas. O processo que deu origem à UFPel consistiu em reunir as faculdades e cursos que formavam a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Pelotas.  A Universidade Rural do Sul foi criada em 1960 e pertencia ao Ministério da Agricultura, sediada em Pelotas e composta, na época, pela Faculdade de  Veterinária e Faculdade de Agronomia - ambas oriundas da Imperial Escola de Medicina Veterinária e Agricultura Prática fundada em 1883 - além da  Faculdade de Ciências Domésticas, criada em 1960. Em 1967 essa instituição passa a pertencer ao Ministério da Educação, transformando-se em Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul.

As faculdades que faziam parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul eram as de Odontologia e Direito, a primeira fundada em 1911 e a segunda em 1912, e o Instituto de Sociologia e Política, fundado em 1958. Na ocasião, também foram agregadas à Universidade outras unidades de ensino superior existentes na cidade: Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões, Faculdade de Medicina da Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado, Conservatório de Música de Pelotas e em dezembro de 1969 o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça – CAVG, responsável pelo ensino de nível médio profissionalizante, foi definitivamente vinculado a UFPel.

A iniciativa deu-se num contexto de criação de universidades federais no Brasil e objetivou otimizar a administração, orquestrar recursos e promover o surgimento de novos cursos de ensino superior no país. Assim, a estrutura acadêmica dessa Universidade gestou, já na sua criação, unidades na forma de Faculdades e Institutos que alojaram os cursos existentes e promoveram o nascimento de outros.

Essas escolas e faculdades já tinham traçado as suas histórias quando da reunião que as abrigou sob uma única identidade.