Mestrado em Química traz pesquisador da USP

13 de Julho de 2009

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFPel) traz a Pelotas o dr. Gustavo Henrique Goulart Trossini, pesquisador da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), o qual apresentará na quarta-feira (15), às 14h, no Instituto de Química e Geociências (IQG), a palestra “Química Medicinal Moderna: Integração entre estratégias experimentais e computacionais - Busca racional de inibidores de cruzaína”.
Além de apresentar o seminário, Trossini participará de discussões no PPGQ relacionadas aos projetos desenvolvidos em cooperação com os docentes do Programa. Leia abaixo um resumo sobre o seminário:A Química Medicinal é uma área da química que estuda a síntese, estrutura química, relação entre estrutura e atividade biológica, ação provável, propriedades físico-químicas e biológicas dos fármacos. A Química Medicinal Moderna se destaca por ser uma área da ciência extremamente interdisciplinar por utilizar elementos de diversos ramos da Biologia, Química, Física, Cristalografia, Bioquímica, Informática, entre outras áreas que auxiliam planejamento e entendimento do mecanismo de ação de moléculas bioativas.
O planejamento racional de um fármaco que utiliza as bases moleculares da doença a ser tratada e a compreensão de processos fisiológicos e farmacológicos alterados pela doença foram possíveis com o avanço e integração das diversas áreas que fundamentam a Química Medicinal Moderna. Assim sendo, a busca de uma nova entidade química planejada para ser um novo fármaco depende da integração entre estratégias computacionais (Modelagem Molecular, QSAR, etc.) e experimentais (Química Sintética, Química Analítica, Ensaios Biológicos, entre outras). Alterações em funções biológicas normais de um organismo acontecem quando este organismo se apresenta acometido por uma doença. Essas alterações envolvem modificações em processos bioquímicos. Assim sendo, as macromoléculas (proteínas e enzimas) envolvidas nestes processos bioquímicos se apresentam como excelentes alvos para o planejamento de novos fármacos.
Como exemplo, é utilizada a cruzaína, principal cisteíno-protease do T. cruzi, agente causador da Doença de Chagas, em razão de seu papel central em diversos processos bioquímicos no parasita, como alvo no desenvolvimento de novos compostos com potencial atividade contra essa doença.