Alunos do curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos fazem visita técnica

10 de Julho de 2009

dsc02425.JPG Os alunos do segundo curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, seguindo o cronograma de visitas técnicas e aulas práticas que compõem a capacitação, visitaram a Barragem do Arroio Duro, em Camaquã, que faz parte do sistema de armazenamento de água do Distrito de Irrigação daquele arroio, sob a responsabilidade da AUD-Associação do Usuários do Arroio Duro, em Camaquã, RS. Esse complexo irriga próximo de 20 mil hectares de arroz, atividade de significativa importância regional, tanto econômica como social.

O grupo observou as estratégias empregadas pelos produtores, que são orientadas pelo grupo técnico da AUD, composto por um gerente operacional de irrigação, o agrônomo Everton Fonseca, que coordena as atividades de dez técnicos entre irrigadores e auxiliares. O gerente recebeu o grupo e explanou sobre o histórico do projeto, a barragem, o perímetro e as operações. O grupo ainda teve a oportunidade de visitar as instalações da barragem recentemente construída para o projeto, denominada de Maria Ulguim, que ainda não está em operação. Assim, puderam observar os aspectos construtivos das obras ainda sem enchimento da barragem.