Programa de formação/integração de professores ingressantes tem 3ª etapa nesta quarta(8)

8 de Julho de 2009

Nesta quarta-feira(8), às 19h, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, será realizado o terceiro encontro do “Programa de formação/integração do professor ingressante à cultura acadêmica da UFPel”. Na oportunidade, as professoras Afra Suelen de Souza, Vanda Maria da Rosa Jardim, Valéria Cristina Christello Coimbra e Luciane Prado Kantorski estarão representando a Faculdade de Enfermagem da UFPel, com o tema “Práticas de Ensino/aprendizagem e inovações curriculares”.
As professoras irão representar o Curso de Enfermagem que inicia neste semestre uma nova proposta curricular que objetiva conduzir a formação do profissional da enfermagem em uma orientação voltada para o desenvolvimento de competências e construção do conhecimento, no processo de ensino-aprendizagem.
A perspectiva do novo projeto pedagógico do curso é favorecer a formação de um estudante com postura pró-ativa, preocupado em “aprender a aprender”. Segundo a comissão de professoras, “a formação deste enfermeiro deverá ser generalista, crítica, reflexiva, competente em sua prática, ética e socialmente responsável, com capacidade para o cuidado, a gestão e a atenção em saúde, com vistas a um melhor atendimento junto ao Sistema Único de Saúde.
Neste processo, a metodologia de avaliação ancora-se numa concepção voltada aos princípios norteadores do projeto pedagógico, valendo-se das funções diagnóstica, formativa e somativa, envolvendo os diferentes sujeitos, cenários e relações do contexto de formação.
O evento tem como foco os professores que ingressaram recentemente na universidade. No entanto, é aberto também a toda a comunidade acadêmica e ao público interessado em geral.