Exposição fotográfica resgata história da Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões

6 de Julho de 2009

A exposição faz parte das comemorações aos 60 anos de fundação da Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA), depois chamada Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões e resulta do trabalho de sistematização da Coleção de fotografias e documentos da EBA, que está sendo feito pelo projeto Arquivo Fotográfico Histórico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg).
A exposição mostra fotografias em um período de 20 anos (1949-1969), da fundação da Escola à sua agregação à Universidade Federal de Pelotas, no qual vários eventos aparecem registrados: aulas, exposições, acontecimentos sociais, o surgimento do Diretório Acadêmico, a luta pelo prédio próprio e ainda outros aspectos. Algumas fotos são oriundas da Coleção Marina de Moraes Pires, já tratada pelo projeto Arquivo Fotográfico Histórico do Malg. Essa coleção ingressou no Museu em fevereiro desse ano e deu início ao trabalho do Arquivo, doada pela neta da professora Marina de Moraes Pires, fundadora e diretora da EBA por todos esses anos. Muitas cidades do Brasil fundaram, por meios diversos, escolas de belas artes, anteriores ou concomitantes a de Pelotas. No entanto, a forma e o percurso da Escola de Belas Artes de Pelotas sugerem singularidades: o empenho pessoal de sua fundadora, o interesse na formação profissional do artista, a convicção do ensino das artes visuais em particular, a obstinação em manter a escola gratuita e, em grande medida, o registro dessa escola, que sugere sua história como a intersecção da história de todos que nela estiveram como alunos, professores, funcionários, colaboradores ou simpatizantes.
O conjunto apresentado na exposição indica uma história intensa, ainda recente e que não se desejaria esquecer, porque faz, afirmadamente, parte da história dessa cidade. (Curadoria: Francisca Ferreira Michelon, José Luiz de Pellegrin, Raquel Santos Schwonke; Coordenação das comemorações 60 anos EBA: Lauer Alves Nunes dos Santos)Atividade complementar
Antecedendo a inauguração da exposição, no dia 8 de julho, com início às 15h30min, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo estará oferecendo à comunidade o Encontro “A história da Escola de Belas Artes de Pelotas”, que ocorrerá no Auditório do Malg, com inscrições gratuitas. Serão emitidos certificados de participação.
O encontro contará com a palestra da pesquisadora Clarice Rego Magalhães e com a apresentação do conjunto de fotografias da Coleção EBA, pela Equipe de Sistematização que atuou no projeto Arquivo Fotográfico Histórico do MALG. A palestra de Clarice Magalhães versará sobre a gênese da Escola de Belas Artes de Pelotas, considerando os fatores que se somaram para o seu nascimento em 1949 como uma instituição de ensino particular, e sua trajetória até a federalização em 1973.
O trabalho de sistematização da coleção foi desenvolvido por 13 alunos, entre regulares e especiais, do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, constituindo mais um trabalho de cooperação entre esse curso e o Malg. São eles Andréa Cristine Loureiro, Andressa Pons, Aydê de Oliveira, Carmen Giusti, Carmen da Rosa, Débora Nuñoz, Elaine Völz, Gianne Atallah, Helena Dias, Moysés Neto, Nádia Leschko, Paula Lima, Roberta Côrrea.
A coordenação do encontro é das professoras Francisca Ferreira Michelon e Raquel Santos Schwonke, com a organização de Daniela Schmitt, Elaine Völz, Geanine Escobar, Marina Gutierre e Renata Padilha.