Livro tem colaboração de professor do IFM

3 de Julho de 2009

capa-do-livro-de-biometria-baixa-resolucao.JPGO Livro “Biometria Experimental”, publicado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Antônio dos Santos Dias teve a colaboração do professor de Estatística do Instituto de Física e Matemática (IFM) da UFPel, Willian Silva Barros.

O livro destaca-se pela sequência lógica e didática dos temas desenvolvidos em 13 capítulos e objetivou oferecer um livro com texto fluído, suficiente em deduções, de conteúdo adequado, de fácil compreensão e escrito de forma didática e moderna, introduzir o uso de um software universal, visando capacitar o leitor a analisar seus próprios dados e propor e solucionar mais de uma centena de exercícios para apreensão e fixação do conhecimento.

O livro

Biometria Experimental contempla, no primeiro capítulo, os conceitos e fundamentos de Biometria, com destaque para as revisões sobre álgebra de matrizes, somatórios e produtórios. A decisão de inserir estas revisões se deu pelo fato de serem a base para o completo entendimento da área. No capítulo dois, foca as variáveis aleatórias discretas e contínuas, com algumas das suas principais funções de probabilidade. Na sequência, aborda as várias Biometrias no capítulo três, enfatiza a Biometria Descritiva. As bases da Biometria experimental foram assentadas também neste capítulo. Os princípios e o planejamento experimentais são tratados no capítulo quatro, com foco nos objetivos e na condução de experimentos.

Os princípios e a lógica da análise de variância são abordados no capítulo cinco. Nele são tratadas também as funções de transformação de dados. Análises de regressão linear simples e de correlação linear são detalhadamente discutidas no capítulo seis. A regressão múltipla é apresentada no capítulo sete, enfatizando a sua visão holística sobre a Biologia. Testes comparativos de médias são abordados no capítulo oito. Delineamentos experimentais são apresentados no capítulo nove, com os arranjos experimentais dos tipos fatorial e parcela subdivididas abordados no capítulo dez. A análise de grupos de experimentos é tratada no capítulo 11. O capítulo 12 contém as referências. Por último, o capítulo 13 reproduz diversas tabelas e a resolução de 120 exercícios propostos ao longo dos capítulos.

A expectativa dos autores é que o livro possa contribuir para a desmistificação da Biometria, ampliando a sua compreensão e aflorando a sua importância para as pesquisas atuais. Os autores expressam seus mais sinceros agradecimentos a FAPEMIG, pelo apoio e viabilização dessa obra, e a UFV, CNPq, CAPES e MAPA pelo apoio aos projetos de pesquisas.

Os autores

Luiz Antônio dos Santos Dias é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1979), com mestrado (1992) e doutorado (1994) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da UFV, atuando nas áreas de Agroenergia e Biometria. Editor-chefe da revista CBAB - Crop Breeding and Applied Biotechnology, da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, desde 2004. Autor de vários artigos, livros e capítulos de livros e consultor ad hoc da FAPEMIG e outras FAPs, CNPq e CAPES e revisor de revistas nacionais e internacionais.

Willian Silva Barros é graduado em Engenharia Agronômica (2002), mestrado (2004) e doutorado (2007) em Genética e Melhoramento pela UFV e pós-doutorado (2008) também pela UFV. Foi pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (2008-2009). Atualmente é professor adjunto da UFPel, atuando nas áreas de Biometria e Melhoramento de Plantas. Autor e co-autor de vários artigos científicos e revisor de revistas nacionais.