No 3º Encontro Municipal para Redução da Mortalidade Infantil, que tratou do tema ‘Como Diminuir a Mortalidade Infantil: O Papel do Obstetra e do Pediatra’, ocorrido no último dia 26, o professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel Cesar Victora falou da estabilização do Coeficiente de Mortalidade Infantil(CMI) por 20 anos, em torno de 20/1000 nascidos vivos e aumento dos nascimentos pré-termo. Com o início do Programa de Redução da mortalidade infantil (MI), em 2005, ocorreu uma queda importante do CMI nos anos de 2006 e 2007, mas que em 2008 voltou a subir. A projeção para 2009 é que fique em torno de 16/1000 nascidos vivos.
Victora também listou algumas prioridades, como continuar as auditorias de todos os óbitos, intensificar a campanha contra a morte súbita na infância, reduzir o tabagismo na gestação, aumentar o uso de antibióticos para bacteriúria assintomática e bolsa rota, aumentar o uso de corticóides em trabalho de parto prematuro e adiar cesáreas.
Durante sua explanação, no auditório da UCPel, o professor deu ênfase para os óbitos por Morte Súbita Infantil e para a campanhas lançadas pelo Comitê de Mortalidade Infantil e pela Pastoral da Criança.
Cesar Victora fala sobre mortalidade infantil
1 de Julho de 2009
Seção: Notícias