Arquivo Fotográfico Histórico preserva memória da UFPel

1 de Julho de 2009

malg.jpg Foi assinado nesta quarta-feira(1), no Auditório do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), termo de comodato pelo qual é transferida ao Museu a custódia do acervo fotográfico da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e da Faculdade de Ciências Domésticas. As coleções passam a integrar o Arquivo Fotográfico Histórico da UFPel, setor recentemente criado pelo Malg. O ato foi prestigiado pelo vice-reitor, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes.
Ao Arquivo Fotográfico Histórico compete a guarda e preservação do acervo de fotografias e documentos das Faculdades e Institutos que deram origem à UFPel, ou que surgiram após sua fundação, bem como valorizá-lo através da investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação, com objetivos científicos, educativos e culturais.
“A criação deste setor do Malg é mais uma das ações comemorativas dos 40 anos da UFPel, em prol de sua história e da memória das instituições que a fundaram”, observou a diretora do Museu, professora Raquel Shwonke.
O projeto nasceu como uma atividade de pós-doutoramento da professora Francisca Michelon, que coordenou o Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), plenamente engajado na iniciativa.
Já está em andamento a organização das coleções Marina de Morais Pires, Escola de Belas Artes, Faculdade de Agronomia, Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Odontologia, estando previsto o ingresso dos acervos das demais faculdades e institutos que fundaram a UFPel em 1969 ou que surgiram depois dessa data.
“O Arquivo Fotográfico Histórico da UFPel pode estabelecer formas de cooperação com outras instituições vocacionadas para a investigação em fotografia ou das temáticas afins”, explica Francisca Michelon. A partir de agosto, o acervo será disponibilizado online e como banco de dados, através do site do Malg.