Café do doutorado debateu o Plano Municipal de Saúde

15 de Junho de 2009

copia-de-francisco-neto-de-assis-e-francisco-isaias.JPG Mais um encontro entre epidemiologistas e gestores foi realizado na quarta-feira (10), no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE) da UFPel. Este café do doutorado, organizado pelos próprios alunos, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional de Saúde com o apoio da professora Anaclaudia Fassa, teve como questão: ‘Qual a agenda compartilhada entre Epidemiologistas e Gestores para os próximos três meses?´. O encontro contou com cerca de 30 pessoas. Entre os presentes estiveram o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Neto de Assis e o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Isaías(foto).

Tendo em vista a necessidade de elaborar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos este será o foco da agenda nos próximos meses. Os participantes trabalharam em pequenos grupos sobre os seguintes temas Tabagismo e sedentarismo; Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Serviço de Saúde / Saúde da Família / Financiamento, Auditoria e Avaliação; Vigilância e Idosos.

Concluiu-se que é fundamental qualificar a informação para que seja melhorada a estratégia de pactuação entre o município e as outras instâncias de governo e para que o planejamento das ações e a expectativa de resultados sejam embasados em evidência científica. Assim, foram constituídos subgrupos para, no próximo mês, reunir as informações disponíveis sobre cada tema e propor diretrizes, objetivos, metas; definir ações para alcançar as metas propostas, elaborar metodologias de acompanhamento e/ou avaliação e examinar a viabilidade operacional.

Estes grupos se reunirão em novo café, no dia oito do próximo mês, para integrar os diversos estudos e se preparar para participar na Conferência Municipal de Saúde contribuindo para a definição da Política de Saúde do município com base em informações de qualidade.