Acervo de fitas VHS foi recuperado na Biblioteca de Ciências Sociais

15 de Junho de 2009

dsc00033.JPG  dsc00034.JPG Os usuários da Biblioteca de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas têm, agora, a oportunidade de resgatar parte da história da instituição. A biblioteca conta com um acervo com mais de 250 fitas de vídeo no formato VHS. Essa mídia, hoje, é considerada obsoleta, mas teve grande aceitação nas décadas de 80 e 90, quando foi popularizada pelo comércio de vídeos K7. A facilidade de produção de conteúdo áudio-visual em grande escala e com um custo baixo acabou facilitando o registro histórico de muitos eventos ligados à UFPel.

dsc00788.JPG dsc00772.JPG Esse material estava entregue às condições climáticas adversas da cidade de Pelotas. “Em pouco tempo perderíamos muita coisa. A umidade e a falta de lugares adequados termicamente para o armazenamento dessas fitas sempre foram prejudiciais para esse conteúdo”, destaca Aydê Oliveira, uma das bibliotecárias responsável pela unidade.

No entanto, nada se perdeu. Todo conteúdo foi digitalizado para ficar disponível aos alunos em DVD’s. São 224 horas de gravações recuperadas através do programa Territórios do Saber, que conta com mão-de-obra de bolsistas dos cursos de graduação UFPel.

Com a otimização de conteúdo e a organização volumes semelhantes nos mesmos discos, foram montados 144 DVD’s. Todo esse material está disponíveis para empréstimo junto a Biblioteca de Ciências Sociais. Os usuários podem ficar até três dias com cada filme. Além de documentários de artes, música, história, cinema, ciências exatas e biológicas, muito do material recuperado faz parte da história da UFPel. São palestras, posses de reitores e material histórico envolvendo a organização social e política de Pelotas nas últimas três décadas.