Lançado projeto Memorial da Santa Casa

10 de Junho de 2009

img_22521.jpg Aconteceu nesta terça-feira (9) o lançamento do projeto Memorial da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Coordenado pela professora Elisabete Leal (História-UFPel), o projeto conta também com a participação dos professores Adhemar Lourenço da Silva Jr. (História-UFPel )e Nóris Pacheco Leal (Museologia-UFPel), além de alunos de ambos os cursos da Universidade e da colaboração de Cláudia Tomaschewski (Doutoranda em História-PUCRS). O projeto tem como meta quatro linhas de atuação, a saber: Arquivo Histórico, Museu, Salão de Honra e Educação Patrimonial.

A parceira entre a Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e a Universidade Federal da mesma cidade, foi bem recebida pelas autoridades de ambas as instituições e também pela Prefeitura Municipal, que se fizeram representar na cerimônia de lançamento. O evento contou com a presença de diversas autoridades universitárias, municipais e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. A Profa. Vera Barroso, historiadora responsável pelo Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, finalizou as falas com uma demonstração dos excelentes resultados que vem sendo obtidos na preservação e divulgação do acervo histórico-cultural daquela instituição.

A idéia do Memorial vem sendo discutida na administração e provedoria da Santa Casa desde 2004. O trabalho mais sistemático de organização do Arquivo Histórico teve início com projeto de extensão “Prática em Organização de Acervos Históricos”. Este projeto, coordenado pela Profa. Cláudia Tomascheswski, ocorreu entre dezembro de 2007 e maio de 2008 e contou com a participação de alunos dos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas que deram continuidade ao trabalho de limpeza e armazenamento dos livros em estantes de metal. Entre julho e dezembro de 2008 houve a contratação de três estagiárias do curso de Museologia, o que possibilitou um arranjo mais sistemático do Arquivo. O trabalho de organização também contou com a participação de três alunos do curso de Bacharelado em História. Este Arquivo, hoje parte integrante do Memorial, está organizado e disponível ao público para pesquisas. Pretende-se, ainda no ano corrente, o lançamento de um inventário geral, que possibilitará um melhor conhecimento da documentação, que inclui registros de grande relevância para a História de Pelotas, desde o ano de 1847.

Ainda são metas do projeto: 1) O já citado inventário do acervo do Arquivo Histórico; 2) A organização de um Museu que guarde e exponha os objetos do acervo; 3) A integração do Salão de Honra (que possui um vasto acervo de quadros dos séculos XIX e XX) ao projeto museográfico; 4) Um programa de Educação Patrimonial voltado aos funcionários, membros da irmandade, universitários que possam vir a realizar pesquisas no acervo, e após, para escolas de ensino médio e fundamental da cidade.

A partir do envolvimento de historiadores, museólogos, arquivistas e outros profissionais, é possível criar uma instituição suficientemente organizada para dar conta de um acervo tão vasto e diversificado. Fica a lembrança de que este tipo de acervo existe em muitas cidades do Rio Grande do Sul, seja de misericórdias, ou outras instituições hospitalares e/ou asilares. Sabendo da importância deste material para a pesquisa em diversas áreas, cabe aos pesquisadores o investimento na preservação e conservação destes acervos.