Reitor entrega 500 apostilas ao Curso Pré-Vestibular Desafio

9 de Junho de 2009

img_2160.jpg Os 350 alunos do curso pré-vestibular Desafio da UFPel, oferecido gratuitamente a candidatos que comprovaram não ter condições sócio-econômicas de pagar um cursinho particular, já podem contar com um importante instrumento de estudo e apoio na preparação para o concurso. Cumprindo uma promessa feita no início do ano, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, entregou ao curso, no começo da semana, 500 apostilas impressas na Editora e Gráfica Universitária, que trazem conteúdos de Biologia, Espanhol, Física, Geografia, História, Matemática, Português, Química e Redação.

“As ações da administração são sempre para apoiar o Desafio, criado em nossa primeira gestão, em 1993. São poucas as universidades no país que possuem iniciativa semelhante a esta”, ressaltou o reitor. Ele lembrou o trabalho que foi realizado para a concretização das novas instalações do projeto, hoje localizado em amplo prédio de dois andares situado na zona central da cidade.

Falando aos alunos do curso durante a entrega da apostila, Borges reiterou que, seja qual for a decisão da Justiça sobre o impasse jurídico criado em torno da aplicação do Enem como forma de ingresso na Universidade em 2010, os estudantes devem se preparar para o concurso. “Estamos recorrendo e vamos cumprir o que a Justiça decidir. Estudem e se preparem para o Vestibular, seja ele qual for. Tenho certeza que muitos daqui vencerão, como vem ocorrendo desde o começo do Desafio”, disse o reitor.

Borges informou ainda que a titular da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, deverá visitar o curso em agosto, quando de sua permanência em Pelotas para participar das comemorações dos 40 anos da UFPel.

Os coordenadores do Desafio solicitaram aos alunos que tomassem cuidado com as apostilas, pois elas servirão também aos estudantes do próximo ano. O curso conta com cem professores voluntários, que atuam em rodízio nas aulas, gratuitamente. Destes, 80 são alunos dos cursos de graduação da UFPel e 20 são formados na Universidade.