Inicia hoje(9) projeto de restauro e conservação do acervo histórico da Santa Casa

9 de Junho de 2009

Foi acertada para esta terça-feira(9) o início do trabalho de restauro e conservação do acervo histórico existente junto ao Salão de Honra da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. O projeto será desenvolvido através de parceria entre a Provedoria do hospital e a UFPel, através do curso de Conservação e Restauro, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), com a participação do Instituto de Artes e Design (IAD).
O acervo é constituído de 200 obras de arte, que representam uma das mais importantes coleções do Estado e do País.
O cronograma elaborado prevê ações como o processo de registro e documentação textual e visual das peças; realização de diagnóstico do estado de conservação, para desenvolvimento de uma metodologia de intervenção adequada para cada objeto; higienização e desinfestação das obras; restauração de obras danificadas por fatores físicos, químicos e biológicos e o estudo do valor cultural do conjunto e sua sistematização de processos de conservação preventiva para a manutenção do acervo a partir de agora.