O professor da UFPel Rogério de Castilho Jacinto recebeu o Grande Prêmio Capes de Teses, área de Ciências da Saúde e Ciências Agrárias, e o Prêmio Capes de Teses, área da Odontologia, ano de 2008, com a tese Relação da sintomatologia com a presença de microrganismos e endotoxinas em canais radiculares com necrose e suscetibilidade antimicrobiana de bactérias anaeróbicas estritas.
O docente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel. O trabalho foi orientado pela professora Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes, da Universidade Estadual de Campinas, campus de Piracicaba, São Paulo.
Instituídos em 2005, o Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese surgiram com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.
O Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada nos grupos de grandes áreas das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; das Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; e das Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas, bem como na área de Ensino de Ciências.
O Prêmio Capes de Tese é concedido para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento que tem um coordenador de área nomeado pela Capes, a ela se agregando eventuais subáreas cuja avaliação esteja sob sua responsabilidade.